Galeria Ecarta recebe prêmio destaque em Espaço Expositivo
da Associação dos Escultores do RS

A Galeria Ecarta recebeu o Prêmio Destaque em Espaço Expositivo entregue pela Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (AEERGS). A premiação ocorreu dia 10 de janeiro na sede da Associação, quando nove premiados receberam a distinção por suas atividades. O troféu foi recebido pelo presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr e o coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon.

“A escolha se deve aos quase 20 anos de trajetória da Galeria que expressa a missão de fazer da arte um caminho para o desenvolvimento democrático, através da diversidade e da pluralidade cultural da sua programação”, registrou a presidente da Aeergs, Adriana Xaplin.

Desde o início do projeto em 2005, a galeria de arte teve à frente expressivos nomes das artes visuais no RS, como o professor Paulo Gomes, a produtora cultural Adriana Donato, os curadores e pesquisadores, Gabriela Motta e Léo Felipe, e, desde 2018, é coordenada pelo artista visual, curador e gestor cultural, André Venzon.

O prêmio Aeergs integra o calendário de 40 anos da entidade. O evento incluiu a abertura de duas exposições que podem ser visitadas com entrada franca até 15 de março de 2024, das 10 às 17h, de segunda à sexta-feira na sede da entidade na Rua Camerino, n° 34, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre.

A premiação da Aeergs priorizou propostas coletivas ou individuais com grande público com intuito de visibilizar iniciativas culturais que promovem o segmento de escultura na história do estado.

Destaques Prêmio Aeergs

Acervo: Heitor Bergamini
Atelier de Produção: Atelier Tania Resmini Coletivo Independente: Confraria das Pedras/Canela
Encontro de Escultores: Workshop Internacional de Esculturas de Itapuã/Viamão
Espaço Expositivo: Galeria Ecarta
Evento Comunitário:Natal no Morro/ Arvorezinha
Institucional: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MAC
Parceria Comunitária: Janete Viccaria, bairro Petrópolis/Porto Alegre
Produção Cultural: Ângela Martins/Bento Gonçalves