Galeria Ecarta é indicada ao prêmio Açorianos de Artes Plásticas em várias categorias

A Galeria Ecarta recebeu indicações em várias categorias no Prêmio Açorianos 2023 na divulgação feita no final de outubro no Diário Oficial de Porto Alegre. Artistas, curadoria e a própria instituição concorre a premiação que será em 4 de dezembro, em cerimônia no Teatro Renascença.

Além da Galeria Ecarta, estão indicados como artistas Sandro Ka, Leonardo Lopes e Kami Bou. Em curadoria independente Nicolas Beidacki está entre os selecionados.

“A indicação é o reconhecimento não apenas do trabalho da Galeria Ecarta, mas a dezenas de artistas que encontram nos espaços da Fundação Ecarta valorização da arte e sua importância social”, registra o artista, curador e gestor cultural, André Venzon, coordenador do projeto há cinco anos.

Instituição Galeria Ecarta

A Galeria Ecarta é um dos cinco projetos permanentes da Fundação Ecarta e, ao longo de 18 anos, já desenvolveu mais de 200 mostras, circuitos de debates e oficinas, envolvendo mais de 500 artistas, contribuindo no fomento e fortalecimento das artes visuais e na formação de público.

Realiza cerca de oito exposições anuais, com artistas consagrados a jovens artistas da arte contemporânea, promovendo ampla representatividade de profissionais das artes visuais.

Em 2022, criou o Projeto Potência, especialmente dedicado à divulgação e valorização da produção de artistas emergentes no campo das artes visuais, em âmbito local e regional.

Em 2023 instituiu dois novos espaços expositivos com funções didáticas. O projeto Professor Artista/Artista Professor é espaço de ocupação artística voltado a expor e debater ações pedagógicas na arte, o papel dos artistas no pensamento de novas formas de expressão da educação. E o novo  espaço para arte mural, inaugurado pela artista Carla Barth, homenageando cenas da Cidade Baixa, onde a Fundação se localiza.

Curadoria independente – Nicolas Beidacki

Na categoria independente concorre  Nicolas Beidacki pela seleção na mostra O Meu Frágil Mundo Passageiro da desenhista, pintora e gravadora austro-brasileira Maria Tomaselli, que esteve em cartaz entre 21 de maio a 26 de junho de 2022.

A curadoria reuniu obras produzidas em diferentes técnicas, como pintura, escultura e trabalhos em lonas, desenvolvidos ao longo de uma trajetória de mais de 50 anos de atividade artística no Brasil, dedicando o olhar a uma multiartista de 82 anos que tem uma extensa produção simbólica e já realizou cerca de 400 exposições em sua carreira.

Destaque Artista TrajetóriaSandro Ka

O artista, professor, pesquisador e artista visual Sandro Ka expôs na Galeria Ecarta entre 4 de novembro a 23 de dezembro de 2022 com o projeto “Sobre o que sonha” , com curadoria de Roger Lerina. A exposição reuniu trabalhos inéditos do artista, em linguagens variadas como fotografia, objeto, vídeo e instalação. Na centralidade dessa produção, o artista explorou a figura da bandeira brasileira, suas cores e signos cívicos como reflexões sobre distopia, utopia, borramento, difusão, engajamento e posicionamento num momento crítico no processo democrático nacional.

Entre as obras interativas em destaque propôs um quebra-cabeças de 4.608 peças de grandes dimensões com a bandeira do Brasil, desafiando os visitantes a refletir sobre a dimensão de extrapolar o indivíduo e convocar o coletivo na tarefa na montagem do signo para uma reconstrução simbólica.

Destaque artista – Leonardo Lopes e Kami Bou

Leonardo Lopes e Kami Bouviet são dois jovens artistas que mostraram seus trabalhos em exposições individuais no Projeto Potência, com curadoria de André Venzon, na Galeria Ecarta em 2022.

Leonardo Lopes inaugurou o Projeto Potência e trouxe o olhar da periferia em seus trabalhos expostos entre 25 de junho a 17 de julho.
De forma hiper-realista, em técnicas como carvão, pastel seco e grafite desenvolve seus desenhos a partir da referência fotográfica de objetos e cenas que possuem aspectos depositários, precários nas ruas de Porto Alegre.

Na exposição Desagrado da artista visual Kami Bouviet esteve em cartaz entre 4 de novembro a 4 de dezembro de 2022 em sua primeira mostra individual. Em seu trabalho, ela intervém em fotografias e santinhos religiosos promovendo reflexões sobre machismo e homofobia dentro de ambientes institucionais, dialogando sobre o sagrado e o puritano.

Outros artistas indicados para a edição deste ano já participaram ou participam da programação da Galeria Ecarta, como a curadora Mel Ferrari e o jovem artista Gustavo Assarian, que participaram de atividades em outros anos. André Severo é o curador da atual exposição “a terra é tudo de certo modo”, da artista Claudia Hamerski em cartaz na Galeria Ecarta, e o artista e professor Estêvão da Fontoura, em exposição com o trabalho DOCÊNCIA OBSOLETA  e a sala de aula expandida, no projeto Professor Artista/Artista Professor.