Música cigana com o grupo Baxtale

Originário da cidade de Porto Alegre, o grupo se dedica, desde 2008, a interpretação do repertório Vlach Romani (Cigano) da Europa Central e Leste. O trabalho concentra-se no corpo de canções dos Vlach Roma, do Nordeste da Hungria. De origens rurais muito antigas, este repertório possui raízes em dois gêneros principais: as khelimaski gili (canções para dançar) e as loki gili (canções lentas, de caráter lírico).

No show, intitulado Lungo Drom (Longo Caminho), o Baxtale! faz referência aos longos caminhos percorridos pelos Roma – desde os movimentos diaspóricos do passado às lutas pelo reconhecimento como grupo étnico na contemporaneidade – situando este projeto de forma atenta e respeitosa a sua história social.

O Baxtale estreia o ano de 2018 com uma nova formação constituída por dois etnomusicólogos e um antropólogo. Integrada por Ivan Andrade (violino, voz e direção musical), Oscar Giovanni Martinez (percussão e voz) e Caetano Maschio Santos (violão, bandolim tenor e voz), a nova formação reforça a intenção original do projeto: a realização de um trabalho artístico fundamentado no referencial teórico das ciências sociais.

data e horário
22 de setembro de 2018, 18h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)