Cristiana Pretto homenageia Ricardo Baumgarten

A cantora, compositora e intérprete apresenta composições do icônico baixista gaúcho Ricardo Baumgarten, acompanhada pelo músico Solon Chaves (violão). Cristiana mostra o lado cancionista do compositor especializado em jazz, falecido em 2018 aos 48 anos.

Baumgarten foi produtor de dois dos três discos da cantora e teve forte influência na carreira da intérprete que viu nascer boa parte das 11 composições a serem mostradas neste tributo ao baixista, mais conhecido como instrumentista.

Natural de Lajeado, Cris Pretto se destaca pela potência interpretativa, oferecendo um timbre de voz marcante, com tonalidades fortes e emocionadas até um leve sussurro.

o homenageado
Ricardo Baumgarten era conhecido pelo apuro musical e crítico primoroso. De enorme sensibilidade e grande preocupação ambiental com o planeta, colocava em palavras o que sentia e conhecia em suas composições.

Para além do resgate, a intérprete revive em viva voz e personalidade as canções deste músico que estudou contrabaixo na Europa ainda adolescente, e retornou ao Brasil onde deu início a sua carreira e tocou com músicos gaúchos como Geraldo Flach, Vitor Ramil e Renato Borghetti, e no cenário nacional com nomes como Ivan Lins e Hermeto Paschoal, entre outros.

repertório
TempoTop Five, Sonho Blues, Nossa Terra, Garoto e Vem, vamos dançar, de Ricardo Baumgarten; Cancion con Valentina, de Ricardo Baumgarten e Felipe Elisaude; Qual o seu nome, de Ricardo Baumgarten e Iara Germer; Cor de Fantasia, de Ricardo Baumgarten e Paulinho Lêmos; Aquela Canção, de Evandro Moah, Ricardo Baumgarten e Paulinho Fagundes; e Peregrino, de Berta de Castro.


data e horário
08 de janeiro de 2022, 18 horas

local
Presencial – sede da Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre), com a participação de 30 pessoas por ordem de chegada, com entrega de senhas a partir das 17 horas. Obrigatório uso de máscara e apresentação do passaporte vacinal. Transmissão ao vivo no canal da Fundação Ecarta no Youtube

entrada franca