Painel: Da UTI ao transplante

“O papel decisivo dos médicos intensivistas no processo da doação de órgãos” é o tema do painel do projeto Cultura Doadora. Os palestrantes convidados têm larga experiência no tema e tratam da importância da formação para qualificar ainda mais os processos no Brasil que mantem o maior sistema público em transplantes de órgãos do mundo.

O médico intensivista é o responsável por cuidar de pacientes gravemente enfermos ou com alto grau de dependência de cuidados. Trata de todos os aspectos do cuidado ao doente crítico. Lidera a equipe multidisciplinar que atua na UTI, ao mesmo tempo em que age como interlocutor entre outros especialistas, assistentes, demais membros da equipe e familiares dos pacientes.

O trabalho do médico intensivista é imprescindível para que o número de doadores e transplantes com sucesso cresça no país.  Para isso é importante que este especialista esteja preparado para a identificação e diagnóstico da morte encefálica, confirmada com a realização de vários exames.

A medicina intensiva é uma especialidade relativamente nova da medicina. Surgiu na segunda metade do século XX, refletindo a especialização necessária para cuidar dos pacientes críticos, incluindo tecnologia para o suporte de vida e manejo de falências orgânicas graves.

De acordo com o estudo da Demografia Médica no Brasil, divulgado em 2020, existem 7.127 profissionais titulados nesta especialidade no Brasil, sendo que a maioria deles atua nas regiões sul e sudeste do país.

painelistas

Médica intensivista, integrante da UTI pediátrica do HPS e  Coordenadora da OPO1

Médico intensivista, integra a  UTI do HCPA, Coordenador da CIHDOTT do HPS e

Diretor Secretário-Geral da Associação de Medicina Intensiva Brasileira  (Amib)

Médico intensivista,  Coordenador da Central de Transplantes de SC e integrante da UTI do Hospital Universitário Professor Ernani Polydoro de São Thiago (UFSC)

apresentação
Valéria Ochôa, jornalista, diretora da Fundação Ecarta

data
13 de abril, 19h

local
Transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no youtube

apoio
Sinpro/RS