A ARTE DO VINHO POR SEUS ARTISTAS

Quinta Barroca da Tília, Águas Claras, Viamão

A retomada de uma região histórica, através de raízes que juntam conhecimento de solo, de viticultura e de ancestralidade. Viamão já foi muito conhecida pelos vinhos de Nebbiolo que nasciam no projeto Guglielmone, a antiga “Adega Medieval”.

Mais de 30 anos depois, o professor Eduardo Giovannini investe em um sonho que, aos poucos, se apresenta como uma das grandes revelações da viticultura gaúcha. São 3,5 ha de vinhedos na região de Águas Claras, buscando não apenas a qualidade já conhecida da terra, como também inovar nas variedades utilizadas.

Além da Nebbiolo, o vinhedo é composto de uvas como: Mouvédre, Vermentino, Alvarinho, Petit Manseng, Nero D’Avola, Touriga Nacional, Calladoc, Vinhão… Assim, uma “paleta de descobertas” vem pela frente.

Os vinhos seguem a técnica da cofermentação, onde as variedades são mescladas já no tanque de elaboração logo que colhidas. As uvas são lavadas, os vinhedos possuem telas para proteção de pássaros, além de uso de câmara fria logo após a colheira… são inúmeras as inovações e técnicas deste curioso projeto.

apresentação
Dr. Eduardo Giovannini, engenheiro agrônomo, doutor em Recursos Hídricos e Saneamento ambiental, mestre em Fitotecnia. Dentre suas funções, foi professor do Curso de Enologia e Viticultura, tendo acompanhado a trajetória de muitos profissionais hoje atuantes no mercado brasileiro.

data e horário
8 de agosto de 2019, 19h30

degustação
Quinta Barroca da Tília Vermentino
Quinta Barroca da Tília “Venus das Tílias” – Touriga Nacional, Alvarinho
Quinta Barroca da Tília “Terral” – Merlot, Alicante
Quinta Barroca da Tília “Quinta do Jardim” – Nebbiolo, Alvarinho, Vermentino
Quinta Barroca da Tília “Perfume Antigo” – Mouvedre

inscrição
R$ 49,00
ESGOTADAS

local
Fundação Ecarta  – Avenida João Pessoa – Porto Alegre