A ARTE DO VINHO POR SEUS ARTISTAS

Casa Marques Pereira

Vinhos maduros, de grande potencial de guarda e com aromas evoluídos. Perfeitos para apreciadores de vinhos de bom amadurecimento, onde aparecem os aromas e sabores evoluídos que formam um complexo “bouquet”. A vinícola Casa Marques Pereira, produz vinho desde 2004 quando adquiriu a propriedade da Quinta da Orada, em Monte Belo do Sul. No ano seguinte, passou a produzir em parcerias com outras vinícolas e sob supervisão de seus enólogos Marcos Vian e Anderson Schmitz. Dez anos mais tarde, após observar o sucesso dos vinhos produzidos com as uvas de sua propriedade, tomaram a decisão de lançar sua linha de produtos no mercado. Uma delas, Segredos da Adega, remete a esses tesouros que por muitos anos estiveram guardados em suas adegas. A sede da vinícola está passando por uma reestruturação e modernização para receber visitantes.

Qvinta da Orada

O município é o maior produtor per capita de uvas da América Latina. O terroir possui uma área de 15 hectares com altitude mínima de 466 metros e altitude máxima de 543 metros em relação ao nível do mar. Com um clima temperado e úmido, possui um solo profundo, arenoso-argiloso e fértil. Encontra-se sobre um derramamento basáltico com granulares pequenos a médios, mineral que forma cerca de 95% de seu subsolo, sendo o restante composto por rochas ácidas denominadas riolitos, dacitos e riodacitos. Ainda há uma parcela ínfima na composição do solo por cristais de quartzo.

Essa formação, além das características organolépticas que acrescentam a produção das uvas, contribui para uma perfeita drenagem do solo e perfeito amadurecimento dos frutos. O vinhedo conta ainda com uma parcela excepcional que está localizada sobre um veio de pedras semi-preciosas, a parcela, que chamamos de “Cru Jerivás”, está situada na parte mais alta da propriedade. Curiosamente este local concentra quase toda vegetação de coqueiros Jerivás da propriedade o que rendeu o nome a parcela. Além de um subsolo recheado de ágatas e ametistas é possível ver cristais de quartzo e fragmentos de geodos que afloram sobre a terra naquela área.

Nas margens da estrada que corta a propriedade existe uma pequena Orada (capela de beira de estrada) em estilo neoclássico, símbolo do vinhedo. A edícula foi construída em 1940 pelo então proprietário Salvino Panizzi em homenagem a Santo Antônio. Em regiões remotas como as colônias da serra gaúcha era comum a construção dessas pequenas oradas para as preces do dia a dia. Surgindo assim o nome Quinta da Orada, combinação do símbolo da propriedade com a descendência portuguesa da família Marques Pereira. Dentre as obras de melhoria no vinhedo está a restauração e beneficiamento do entorno da capela para uso da comunidade.

Casa Marques Pereira

1930
A história dos Vinhedos da Quinta da Orada tem início na década de 1930 quando a família Panizzi adquire a área de uma colônia, nome dado a um lote de 24 hectares de terras. Naquele tempo a agricultura da região serrana do Rio Grande do Sul era basicamente de subsistência, embora a cultura da uva houvesse ganhado espaço com a imigração italiana, nesse momento ainda não era a cultura mais difundida na região.

1940
Na década de 1940 a família Panizzi planta os primeiros vinhedos em sua propriedade, dos quais dois lotes na propriedade ainda conservam vinhas desta época e que agora contam com quase 80 anos. A principal atividade da família Panizzi era o cultivo de uvas viníferas e comuns para o comércio.

2005
Colheita das primeiras uvas sob a nova administração. A safra de 2005 foi marcada como uma das melhores da Serra Gaúcha. Através da parceria com algumas vinícolas, alguns lotes foram vinificados para consumo da família Marques Pereira.

2008
O grande ano do Tannat. Embora esta tenha sido uma safra mediana, para uva Tannat foi um grande ano, exemplo vivo é nosso Tannat Gran Reserva 2008.

2009
Outra safra inesquecível na Serra Gaúcha. Foi um ano onde o conjunto de estações do ano bem definidas e baixa precipitação colaboraram para uma grande safra. O Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2009 é a melhor oportunidade de reviver este grande ano.

2012
O ano da Quinta da Orada. A última grande safra da Serra Gaúcha. Mais uma vez a natureza brindou nossa produção com uvas de excelente qualidade que renderam nossa linha de cortes “premium” denominada Quinta da Orada.

2016
Após mais de 10 vindimas nossas caves estão cheias. Com a decisão de implantar nossa vinícola, a Casa Marques Pereira, estamos revelando os segredos de nossas caves em uma coleção pela história das safras de nossa propriedade como as imperdíveis safras de 2005 e 2009 que renderam verdadeiros tesouros.

dia e horário
5 de setembro de 2018, 19h30

palestrante
Felipe Marques Pereira, proprietário

degustação
5 vinhos

inscrição
R$ 35,00
Ficha de Inscrição

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)