O VINHO E SUAS RELAÇÕES
O idioma Italiano para quem ama vinho

Como pedir um bom vinho na Itália? Como chegar em um restaurante e pedir um branco, um tinto leve, um tinto encorpado… um espumante brut ou um adocicado? Como ler um rótulo e os principais atributos? Para um divertido encontro, convidamos o professor Rafael Lanziotti Fonseca para ajudar nestas dúvidas. Uma pequena aula de italiano, regada a ótimos vinhos, trará dicas, termos e pronúncia.

história
A Itália é uma das maiores produtoras de vinhos e o maior exportador mundial. Conta com uma diversidade de rótulos estimada de 18 mil nomes produzidos por grandes ou pequenas vinícolas.  . No total, mais de 300 espécies de uvas são produzidas na Itália.

Essa diversidade de uvas impacta no estilo dos vinhos produzidos. A tradição italiana na vasta e variada produção da bebida já era reconhecida pelos antigos gregos que a apelidaram de Enotria ou, justamente, Terra do Vinho.

Ainda que longa, a lista dos vinhos italianos mais conhecidos no Brasil não chega nem perto do número produzido na Itália, calculado em cerca de três mil tipos. Isso é possível porque os exemplares são produzidos, na maior parte dos casos, por meio da combinação de um grande número de uvas, entre as inúmeras autóctones e outras variedades internacionais que também se deram bem no território italiano.

apresentação
, pedagogo e doutor em Ciências e Técnicas Psicológicas, pela Universidade de Trieste/Itália. Atuou com inclusão social na Itália e no Brasil trabalha com o ensino do idioma e da cultura italiana.,

data e horário
25 de novembro de 2022, 20 horas

degustação
Cinco vinhos diferentes, contemplando o maior vocabulário possível.

inscrição
R$ 70,00
As vagas são limitadas a 30 participantes. A inscrição deve ser feita antes de efetuar o pagamento para garantir a vaga.
Ficha de Inscrição

Obs. O pagamento deve ser feito por PIX (CNPJ) 06180230000166 e enviado comprovante para contato@fundacaoecarta.org.br .

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)