UVAS, TERROIRS E VINHOS  

Malbec Day – Vamos falar da Argentina?

Um encontro muito especial, onde o tema é uma das estrelas entre os apaixonados por vinho: Malbec. Uma uva que conquistou uma data celebrada no dia 17 de abril no mundo inteiro.

Um bate-papo sobre as origens desta uva, sua história em terras francesas e mendocinas, juntando os sabores e as conquistas do tempo.

Uma seleção bem variada e divertida desta uva, passando por clássicos como Catena até inovações como a Bodega Niven. Destaque também para um vinho de altitude, de autor, além da Bodega Bressia e surpresas

Na Argentina, a uva Malbec ocupa a maior parte da superfície plantada entre as uvas finas tintas, ultrapassando até mesmo a clássica Cabernet Sauvignon. A uva, originária da França, se adaptou perfeitamente ao clima argentino – principalmente em Mendoza – o que fez com que ganhasse o território.

Os vários terroirs do país oferecem estilos diferentes, que variam de acordo com as regiões de Mendoza, Salta e Catamarca, e Patagônia.

Em Mendoza, o vinho tem coloração bem escura, com expressão mineral, frutas negras, especiarias doces ou floral. Já as regiões de Salta e Catamarca produzem um vinho de personalidade marcante, com aromas de frutas vermelhas e negras maduras, pimenta e pimentão, taninos firmes, mas elegantes.

Embora a Argentina seja responsável por mais de 60% da produção de uva Malbec em todo o mundo, muitos outros países mantem o cultivo desta uva para utilizá-la na composição de outros vinhos.

apresentação
Maria Amélia Duarte Flores, enóloga

degustação
Serão provados cinco vinhos diferentes para entender mais sobre esta casta e terroir.

data
18 de abril de 2023, 19h30

inscrição
As vagas são limitadas a 30 participantes. A inscrição deve ser feita antes de efetuar o pagamento para garantir a vaga.
Ficha de Inscrição

valor
R$ 75,00
O pagamento deve ser feito por PIX (CNPJ) 06180230000166 e enviar comprovante para contato@fundacaoecarta.org.br.

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)