Geografia do vinho no Cone Sul

Elementos geográficos para grandes vinhos brancos

Região é um recorte espacial de uma determinada área que apresenta elementos comuns, que podem ser por semelhanças naturais (relevo, clima), humanas (língua, etnia), econômicas (indústria, comércio), sociais (pobres, ricos, iletrados) culturais (a viticultura como um legado dos imigrantes), entre outras. As regiões podem ser delimitadas em diversas escalas (mundial, regional, nacional, local) de acordo com as necessidades dos estudos e planejamentos.

O Cone Sul – área localizada no Sul da América do Sul, que abarca a Argentina, Chile, Uruguai e a Região Sul do Brasil – é uma divisão regional, definida a partir destes critérios de regionalização. Apesar de estarmos falando de quatro países distintos, eles apresentam várias semelhanças que levam o observador a perceber uma região vitivinícola bem definida pelas semelhanças em seus aspectos físicos e culturais, e que determinaram o estabelecimento da vitivinicultura nesta área.

Tais aspectos, como a dominação espanhola na América do Sul, que introduziu a viticultura para a elaboração do vinho canônico, a chegada dos imigrantes europeus, com suas tradições culturais, seu modo de vida, sua gastronomia e práticas agropecuárias, aliados ao clima, relevo, solo e, a partir do século vinte, ao desenvolvimento da moderna indústria vinícola, em contraste com a tradicional estabelecida desde o século 17, determinaram os tipos de vinhos e sua forma de consumo no Cone Sul.

A geografia busca entender estes vários aspectos que influenciaram o estabelecimento e a expansão da vitivinicultura no Cone Sul e como ela vai sofrendo mudanças ao longo do tempo.

data e horário
10 de janeiro de 2018, 19h30

apresentação

Licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1973), mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1980),doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1988), post-doctoral Research Program no departamento de Geografia, na Universidade de Leicester, Inglaterra, (1993-1994); pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na Divisão de Sensoriamento Remoto (1975-2014); diretora do Campus Brasil do Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para América Latina e o Caribe-CRECTEALC, Afiliado a ONU (2002-2013); sócia consultora da GS Engenharia Ltda. desde maio de 2014; membro da Confraria dos Amantes do Vinho e da Enologia (Cave) – 2005 a 2016, colaborou para a coluna Prazeres do Vinho do Jornal Valeparaibano, de São José dos Campos, SP (2005-2007); sommeliére Internacional-FisarR-UCS/RS- Julho de 2017; sócia participante da Associação Brasileira de Sommeliers ABS/RS.

degustação
Espumante Brasileiro
Torrontés de Altitude
Brancos do Pampa
Sauvignon Blanc da costa chilena
Branco do Uruguai

inscrição
R$ 35,00
Ficha de Inscrição

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)