A ARTE DO VINHO POR SEUS ARTISTAS

Bodega Ruiz Gastaldo – Porto Alegre

“Mesmo sendo descendente italiano e meu bisavô, Januário Greco, ter plantado e vinificado, para consumo familiar, há um século, na Av. Independência (Centro de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul), fui introduzido ao mundo dos vinhos por meu sogro, em 2003. Como bom argentino, assim que comecei a me relacionar com a Camila, passou a me apresentar e ensinar sobre as características dos vinhos”, relata Eduardo Gastaldo.

E continua: “Depois de transpor muitas barreiras, nasceu nosso primeiro vinho, João Pedro (nome do meu filho caçula que estava para nascer), um Cabernet Sauvignon 2017. Foi elaborado de forma surpreendente e “aventureira”, face aos recursos que tínhamos naquele momento: um tanque com a capacidade de 500 litros, na caçamba de uma Ford F-250. E assim fomos buscar as uvas, que seriam esmagadas e bombeadas in loco, para tal recipiente. Serra abaixo, fermentação iniciada, o sonho se tornava real. O vinho fora concluído em um espaço adjacente à nossa garagem. Nascia aí a Bodega Ruiz Gastaldo, uma Vinícola Urbana, localizada no Bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre.

De lá para cá, outros vinhos foram produzidos, processos e controles atualizados, mas o espírito e o entusiasmo permaneceram os mesmos. Assim, temos aprendido, tanto com a troca de experiências e estudos pessoais, bem como pela expertise adquirida durante as vinificações. Nesse compartilhamento de vivências, temos conseguido produzir vinhos com expressão e identidade!”

ministrante
Eduardo Gastaldo, proprietário

data e horário
3 de outubro de 2019, 19h30

degustação
02 tipos de Cabernet Franc – 02 lotes em tempos de barricas diferentes
Luisa Chardonnay
Cabernet Franc Rosé
Espumante Rosé

inscrição
R$ 45,00
Ficha de Inscrição

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS)