UVAS, TERROIRS E VINHOS – Tonalidades e idades

A cor do vinho e a evolução no tempo

Quanto mais velho melhor? Como funciona esta relação das cores, da intensidade? Qual o mistério que faz com que grandes vinhos evoluam tanto em garrafa, outros tenham que ser imediatamente consumidos?

O efeito do “terroir”, as diferentes uvas e processos, o tempo de envelhecimento: tudo faz a diferença. Se somos obrigadas a gostar dos míticos vinhos antigos? Talvez não, talvez sim, mas  o importante é compreendê-los.

Foram selecionados cinco vinhos clássicos, ícones, representativos do Chile, para fazer uma análise prática destes conceitos e permitir visualizar uma linda paleta de cores. Serão degustados vinhos das uvas Carignan, Cabernet Sauvignon, Carménère, Pinot Noir e Syrah, de safras novas e antigas, permitindo esta sutil comparação.

apresentação
Maria Amélia Duarte Flores, enóloga

data e horário
18 de maio de 2022, 19h30

degustação
Emocion Starry Night Syrah 2019
Casa Silva Cabernet Sauvignon Reserva 2014
Viejo Feo Carrménère 2019
Schwederer Pinot Noir 2017
Gillmore Mezcla de Tintos Carignan 2010

inscrição
As vagas são limitadas a 30 participantes. A inscrição deve ser feita antes de efetuar o pagamento para garantir a vaga.
Ficha de Inscrição

valor
R$ 75,00
O pagamento deve ser feito por PIX (CNPJ) 06180230000166 e enviar comprovante para contato@fundacaoecarta.org.br. Prazo de pagamento até 16 de maio. Após essa data, o valor não será ressarcido.

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)