UVAS, TERROIRS E VINHOS

Muito além de Champagne, os espumantes do Mundo
Os espumantes viraram símbolo do Brasil que oferece uma diversidade sensacional para os apaixonados pela bebida. O Núcleo Cultural do Vinho preparou uma aula com uma degustação especial de uma seleção de produtos bem diferentes para surpreender com o que tem surgido de novidades.

A criação magnífica de Dom Perignon, aprimorada ao longo do tempo, tem características que conectam passado, presente e futuro.  Ampliou as fronteiras e, hoje, é elaborada em muitos lugares do mundo. Saiu das festas de final de ano e está nas mesas, no dia a dia, no romance, no restaurante, enquanto se vê um filme em casa.

De acordo com a União Brasileira de Vinicultura (Uvibra), a safra cresce 10% a cada ano, alcançando atualmente 18 milhões de litros. O consumo segue a tendência. De janeiro a outubro, foram 20 milhões de litros nos dez meses, contra 14 milhões no mesmo período de 2020 – um aumento de 40%. A reabertura de bares e restaurantes explica esse aumento.

apresentação
Maria Amélia Duarte Flores, enóloga

data e horário
20 de dezembro de 2021, 19h30

degustação
Espumante Puclavek Sauvignon Blanc, Eslovênia
Espumante Filipa Pato Rosé, Portugal
Espumante Schwederer Brut, Sul do Chile
Espumante Clavesana Piemonte IGT, Itália
Um espumante brasileiro surpresa

inscrição
R$ 70,00
As vagas são limitadas a 20 participantes. A inscrição deve ser feita antes de efetuar o pagamento para garantir a vaga.
Ficha de Inscrição

O pagamento deve ser feito por PIX (CNPJ) 06180230000166 e enviado comprovante para contato@fundacaoecarta.org.br até o dia 18 de dezembro, às 12h.

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)

Obs: Será exigida a apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 e seguidos os protocolos de segurança sanitária.