Xadalu Tupã Jekupé – Yvy Nhande Mba’e – A terra é nossa

A exposição Yvy Nhande Mba’e – A terra é nossa, do artista Guarani Mbyá Xadalu Tupã Jekupé reúne obras em pintura, gravura, fotografia, vídeo e instalações recentes que simbolizam a produção da arte contemporânea indígena no Rio Grande do Sul.

A  preservação da natureza, o território como espaço de existência e a invisibilidade dos povos indígenas são temáticas presentes na arte do artista, reconhecido por usar uma linguagem que se aproxima da estética gráfica pop.

Em sua arte, sempre traz essa ideia de ocupar e questionar a própria invisibilidade do povo Guarani. Uma forma de enfrentar essa realidade é através de exposições e obras de arte promovendo a reflexão sobre a forma de existir e pensar dos povos originários.

Elemento central na sua pesquisa , a terra é a força vital que recorda a origem Guarani e por meio dela dissemina sua narrativa poética. A terra é forte, tem forma, calor, abundância divina para todos, mas a sua disputa mata indígenas constantemente no Brasil.

Na cosmovisão Guarani, a terra é um corpo feminino que paira acima do mar, como se boiasse na ‘água grande’ (yguaçu). Por sua vez, os seres da terra são a energia masculina fecundada pelo céu, produzindo uma fértil complementaridade entre mar, terra e céu e, assim, o generoso equilíbrio entre esses mundos.

Na instalação Apyka’i  (banco dos pensamentos), a Terra – a sagrada corpa de Nhandecy Eté , a ‘mãe verdadeira’ – flutua no espaço-tempo, acima dos mundos anteriormente existentes, acompanhada pelo banquinho de luz no qual os deuses se sentam para conversar.

Assim representada, a Terra adverte de que não é um recurso a ser consumido por ações irresponsáveis de extrativismo ambiental, cultural e humano, mas, sim, a fonte da vida em sua sacralidade.

curadora
Sandra Benites, professora, antropóloga, curadora, integrante da etnia Guarani Nhandeva. Primeira mulher indígena a ocupar espaço como curadora em museus de arte no Brasil.

abertura
10 de setembro de 2022, 19 horas

visitação
até 23 de outubro, de terças a domingos, das 10h às 18h, inclusive feriados.

local
Galeria Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, bairro Farroupilha, Porto Alegre – RS)

Entrada franca