Vanishing Point (Ponto de Fuga)

A mostra reúne trabalhos em filme, vídeo e fotografia, de quatro artistas gaúchos representativos da nova geração: Luiz Roque, radicado em São Paulo e que, no momento faz residência em Seoul (Coréia do Sul); Cristiano Lenhardt, que mora no Recife, também faz residência no exterior, primeiro em Guangzou (China), agora em Buenos Aires (Argentina); e Gustavo Jahn & Melissa Dullius, que residem há anos em Berlim (Alemanha). Além de eles terem uma história de formação conjunta, há muitas raízes comuns nas conexões estéticas de suas obras.

curador

É formado em Comunicação Social e especialista em Fotografia e Moda pelo London College of Fashion. É coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e professor da ESPM/RS e PUCRS, além de membro do Conselho Consultivo e Curador do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Foi colaborador das revistas Vogue e Moda e da Folha de São Paulo.

artistas

Nasceu em Cachoeira do Sul, e mora em São Paulo. Trabalha com filme, vídeo, fotografia e, mais recentemente, em projetos que envolvem luz neon. Tem exposto individualmente em lugares como Paço das Artes (Temporada de Projetos, São Paulo, 2008) e Ateliê Subterrânea (Porto Alegre, 2009); e em coletivas como “Abre Alas 6” (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2010) e “Video Links Brazil” (Tate Modern, Londres, 2007). Seu vídeo “Projeto Vermelho” foi exibido na 12ª. Biennnial de L’image en Mouvement (CIC, Genebra, 2007) e foi incluído na seleção ÚCIDA, um panorama sobre a videoarte latino-americana veiculado na televisão argentina (canal (à) em 2007) e excursionando para o festival FIFA em Montreal e para o Centro Atlántico de Arte Moderno nas Ilhas Canárias (ambos em 2009). Em 2010 participou da mostra inaugural da Fundação Vera Chaves Barcellos, “Sussurros & Silêncios” (Viamão) e de “Constructions Views: experimental film & video from Brazil” no New Museum (Nova Iorque). Recentemente participou da mostra “Ano Novo”, na Galeria Silvia Cintra, no Rio de Janeiro. A partir de setembro desse ano apresenta uma vídeo-instalação inédita no 17º Videobrasil, no SESC Belenzinho, em São Paulo. Como diretor de arte cinematográfica já trabalhou em parceria com Beto Brant, Marco Ricca, Gustavo Spolidoro, e assina “Bruna Surfistinha”.

Vive em Recife. Utiliza em seus trabalhos diferentes suportes e procedimentos: vídeos, apresentações, observações, fotografias, desenhos e gravuras. Suas ferramentas são pedaços de papel ou qualquer pano, pantalhas, projetores, lentes, sonidos e miradas prolongadas. Já expôs em Nova Iorque, Curitiba, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em 2011 participou de residências artísticas em Buenos Aires, na Argentina, e em Guangzhou, na China.

Eles se intitulam como dupla Distruktur. Artistas e cineastas se conheceram em Porto Alegre, em 2000, e vivem, desde o final de 2006, em Berlim. Seus filmes são marcados por narrativas instáveis, onde tempo e espaço desdobram-se de forma não-linear e os conceitos de percepção, memória e imaginação colidem. Os seus trabalhos estão entre as fronteiras do cinema e da arte, da ficção e da performance, da fotografia e da imagem em movimento. Seus filmes foram apresentados em festivais de cinema e instituições de arte como Berlinale, em Berlim, Alemanha; New Museum, em Nova Iorque, Estados Unidos; Moscow International Film Festival, em Moscou, Rússia; Torino IFF, em Turim, Itália; e Festival Kinoforum, em São Paulo. Mais em www.distruktur.com.

em cartaz
inauguração: 18 de novembro, às 18h.

quando: de 20 de novembro  a 21 de dezembro.

visitação: de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.

local
Galeria de Arte da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre).