Tessituras de Tempo

Três artistas que atuam em diferentes universos de produções visuais e apresentam, em suas criações, questões que os relacionam reciprocamente. Essas três práxis estão em constantes diálogos, similitudes e contaminações. A trama das linhas da pintora Gisela Waetge, as texturas que formam as tramas de linhas nas madeiras da designer Heloísa Crocco e a de fios que, tramados, dão origem aos tecidos da estilista Vivi Gil são características que constituem as obras desta 4ª mostra de Arte e Design. As tramas tecem conceitos que fundam suas obras e as tessituras de tempo modulam suas poéticas.

curadora

Graduada em Artes Plásticas no ano 2002, ênfase em pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e em História, Teoria e Crítica de Arte em 2004, pela mesma instituição. Curadora e coordenadora da Galeria de mARTE, diretora do departamento cultural da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Atua como curadora independente, realizando exposições no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. Teve indicação ao II Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria melhor exposição coletiva, sob sua curadoria, realizada na Fundação Ecarta em setembro de 2007. Escreve textos críticos para o site www.babilonica.com, vive e trabalha em Porto Alegre, RS.

artistas

1955 Nasce em São Paulo, capital. Vive em Porto Alegre.
Artista Plástica contemporânea formou-se em 1980 em Arquitetura pela Universidade Mackenzie, São Paulo.
No mesmo ano muda-se para Porto Alegre e inicia sua formação em Artes Plásticas através de cursos teóricos e orientação prática com artistas.

Participou, entre outras, das seguintes exposições:
1991 XXI Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo/BR
1997 I Bienal de Artes Visuais do Mercosul – Porto Alegre / RS.
1999 “Calming the Clouds” – Galleri 3, 14 – Bergen / Noruega
2004 32° Salão de Arte Contemporânea de Santo André /SP – prêmio aquisição
2005 V Bienal do Mercosul / Porto Alegre / RS

Desde 1993 divide seu tempo entre suas atividades como artista plástica e o ensino de Patchwork e Quilting em seu atelier. Ministrou várias oficinas de criatividade e desenvolvimento de produto artesanal na técnica de patchwork e quilting e participou (1998 e 1999) do projeto de artesanato para implantação da marca Mão Gaúcha.

Formada em Artes pela Universidade Federal do Rio Grane do Sul (UFRGS), trabalhou em tapeçaria com Elizabeth Rosenfeld e realizou cursos com Tom Hudson da Cardiff’s College of ARt of London e na PUCRS. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Muito de seu trabalho como artista e designer vem de suas experiências em viagens por regiões brasileiras, como a Amazônia e a Ilha do Sal, no Piauí, além de contatos com as culturas nativas da América do Sul. A partir dos anos 80, Heloísa Crocco criou a Topomorfose, pesquisa baseada nos desenhos da madeira, voltada tanto para a exploração do potencial plástico do material quanto para as possibilidades de seu aproveitamento e da ampliação da consciência ecológica do artista contemporâneo.

Bacharel em Desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente é mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte na mesma instituição. Pesquisadora independente da História do Trajes com diversos cursos técnicos e de extensão, desde 1986 atua profissionalmente como estilista e figurinista de cinema e teatro. Produziu junto a Prefeitura de Porto Alegre o desfile “Noventa anos de Moda em Porto Alegre” mostrando o acervo de indumentária de dois museus da cidade: Joaquim José Felizardo, Júlio de Castilhos e também de colecionadores, antiquários e estilistas. Organizou também junto a PMPA/SMIC o desfile “Warable Art” onde convidou 24 artistas de diferentes áreas de atuação para criarem peças exclusivas buscando novos rumos para a moda gaúcha. Atuou como estilista de sua própria marca – Vivi Gil Moda e Estilo – de 2001 a 2005, onde desenvolveu coleções semestrais para públicos feminino e masculino. Suas criações envolviam pesquisas de modelagens e tecidos vintage.

em cartaz
Até 21 de outubro de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado,das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.
Entrada franca

local
As exposições da Galeria Ecarta são estendidas ao Azul Cobalto Café (Lima e Silva, 744 – Porto Alegre), numa parceria que visa ampliar a divulgação da produção artística para além do espaço institucional.