TATATA

A exposição de fotografias, vídeos e objetos surgiu a partir do desejo de Elaine Tedesco, Glaucis de Morais e Heloísa Marques de trabalharem em um mesmo projeto. Elas decidiram que cada uma convidaria outro artista, então Elaine chamou Elcio Rossini, Glaucis trouxe Mariana Silva e Heloísa, Leonardo Fanzeau. Em Tatata ― expressão que, segundo Buda, é a verdadeira natureza do momento, a essência de todas as coisas ―, os trabalhos apresentados têm na sua origem um olhar atento para o agora, a partir do cotidiano e das paisagens. Durante a sua criação, as primeiras percepções foram acionadas pela imaginação e articuladas com outros contextos. E uma vez expostas, juntas, as obras formam a cena presente do visitante.

Leo Felipe
Gerente artístico da galeria Ecarta

artistas

Vive e trabalha em Porto Alegre. Participou da 52ª Bienal de Veneza, em 2007, e da 2ª e da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em 1999 e 2005. Entre suas exposições coletivas mais recentes estão: Transição (Galeria Leme, São Paulo, 2012), Do atelier ao Cubo Branco (MARGS, Porto Alegre, 2011), Experimento Zero (MARGS, 2010) e SAM Art Projects (Parcours Saint-Germain, Paris, França, 2010).

Vive em Paris, França. Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1997, e mestre em Artes Visuais na mesma universidade, em 2002. Foi professora no curso de Artes Visuais da FEEVALE, de Novo Hamburgo, e na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis. Em 2003, recebeu a bolsa Luiz Aranha da Fundação Iberê Camargo para residência de artista na Cité Internacional des Arts, em Paris, na França. Realizou exposições no Brasil e no exterior, como “Concreto” (Torreão, Porto Alegre, 2000), e participou de festivais e salões, como o 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Vídeo Brasil (SESC Pompéia, São Paulo, 2005). Em 2011 participou da 8ª Bienal do Mercosul, com Ensaios de Geopoéticas, na CASA M, em Porto Alegre.

Vive e trabalha em Porto Alegre. Artista visual, formada em 2010 pela Feevale, de Novo Hamburgo. Em 2011, participou das exposições coletivas Experiências Atravessadas eCamadas Temporais, em um projeto itinerante. Em 2012 integrou a exposição coletiva O não-lugar enquanto criação na Galeria de Arte do DMAE.

Vive e trabalha em Porto Alegre. Artista plástico, cenógrafo e diretor teatral. Participou da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em 2005. Performances recentes: Ora Bolas, Encontro V.E.R., Terra Uma, MG (2011); Palavras, Fundação Vera Chaves Barcellos (2010); Cenografias recentes: Wonderland: o que Michael Jakcson encontrou por lá. Direção de Daniel Colin (2010); e Vapor da Estação, show de Nei Lisboa (2010).

Vive e trabalha em Porto Alegre. Artista e professora. Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Entre 2002 e 2004, recebeu bolsa de pesquisa da CAPES, e em 2008 a bolsa UNESCO Aschberg, juntamente ao Irish Museum of Modern Art, em Dublin, na Irlanda, para residência de artista. Em 2004, editou o livro independente Para preencher um buraco. Em 2006 iniciou como professora na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Durante 2005 e 2006, foi professora no Departamento de Ciências Humanas, Centro de Artes, na Universidade de Santa Catarina, em Florianópolis. É professora assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Pólo Montenegro, desde 2011.

em cartaz
Inauguração: 6 de setembro de 2012, às 19h

Visitação: 7 de novembro a 7 de dezembro, das 14h às 19h, de segunda a sexta-feira.

local
Galeria do Porão do Palacete Pedro Osório (Av. Tupy Silveira, 1436).