Sobre

O n.a.i.p.e propõe para a Fundação Ecarta três ações que visam a relação do espaço e do tempo. O tempo que questiona o imediatismo das imagens e vai de encontro com o processo de suas construções. O espaço físico que se depara com a sua própria representação no plano bidimensional da fotografia.

A noção de work-in-process contitui-se em expor ao público um trabalho em construção, sendo este processo a própria obra. Nesta perspectiva, a proposta Sobre, desencadeia uma ação na outra. Nas imagens é possível aprofundar uma perspectiva visual de um momento no outro.

A imagem fotográfica se revela na presença simultânea de seu referente. Ela é derivada de um local ao mesmo tempo que se destina a intervir sobre ele. A fratura temporal do objeto e da imagem atenua-se a essa co-presenca do lugar e da imagem dele. Associado a este pensamento, Phillipe Dubois coloca:“As fotografias restituem a história da obra ao mesmo tempo em que as fazem. São ao mesmo tempo o próprio ato e memória. Por isso, pela simples observação das fotografias, o observador pode desmontar a fabricação da obra”. (DUBOIS. O ato fotográfico).

Nesta ação o coletivo n.a.i.p.e questiona o lugar e o tempo de uma obra na galeria, sendo ela a própria reapresentação desse lugar e desse tempo através do work in process. Possui uma subjetividade que é conformada através de agenciamentos, a “dobra”, conceito proposto por Deleuze: uma cadeia formada entre conexões humanas, artefatos técnicos, dispositivos de ação e pensamento. É ela que faz bifurcar relações, repropondo alternativas e novas metamorfoses para a subjetividade. Esta representa as conexões ali possíveis, as dobradiças que possibilitam novos movimentos de eixo.

curadora

Artista, professora e curadora. Mestre em Artes pela USP/SP. Graduação em Gravura e Desenho pela UFRGS. Administra o FAROL: Observatório de Arte. Leciona Desenho de Observação, no Design e História da Arte, na Publicidade, da ESPM. É Coordenadora e Curadora Geral da Bienal B.

artistas

Formada em design de produto pela faculdade Belas Artes de São Paulo. Atulamente estagia no hospital psiquiatrico Sao Pedro, dando oficina para criancas e adolescentes. Ja esteve envolvida como oficineira de artes em projetos sociais. Em seu trabalho tem interesse em intervencao urbana, performance e outras linguagens das artes visuais. Participou da Manisfestacao Internacional de Performance em Belo Horizonte, evento organizado pelo grupo ceia. Atualmente esta integrada ao grupo n.a.i.p.e que se originou na UFRGS.

Estudante de fotografia do Instituto de Artes da UFRGS desde 2004. Explora também outras linguagens das artes visuais: performance, junto ao grupo n.a.i.p.e (Núcleo de arte, intervenção e performance) desde maio de 2008; pintura, com sua produção pessoal e participação em alguns projetos do Núcleo de painéis e murais do IA; serigrafia (grupo Que Carimba!) e Design de Superfície, área na qual trabalha atualmente, dentro do Núcleo de Design de Superfície da UFRGS, coordenado por Evelise Anicet.

Formanda do curso de Artes Visuais com ênfase em Gravura no Instituto de Artes, UFRGS. Integrante do grupo n.a.i.p.e – núcleo de arte, intervenção e performance desde 2008. Atualmente é bolsista do laboratório de fotografia do Instituto de Artes UFRGS e integra o Grupo Experimental de Dança Contemporânea da Prefeitura de Porto Alegre. Realiza diversas ações pela cidade de Porto Alegre com o grupo n.a.i.p.e, além de exposições, mostras e espetáculos na área do teatro e da dança.

Começou sua pesquisa em cinema realizando diversos workshops na sua maioria teóricos. Ingressou no Instituto de artes em 2006 com habilitação em fotografia, mudando-a na metade do curso para escultura. Bailarina e professora de Yoga desde 2005, trouxe sempre muito presente o corpo em seus trabalhos. Juntou-se ao n.a.i.p.e logo no seu início afim de estudar e realizar performances. Em seu trabalho pessoal busca uma conversa entre a performance, o vídeo e a escultura.

Artista visual formada em bacharelado em desenho pelo Instituto de Artes da UFRGS desde dezembro de 2008. A partir de suas experiências e investigações em dança contemporânea , desenvolve trabalhos em performance e vídeoperformance, trazendo questões do corpo. Acompanha o grupo naipe (núcleo de arte intervenção e performance) desde de sua criação, investigando os processos artísticos e realizando ações no espaço público e privado.

Aluna de graduação em Artes Visuais pela UFRGS. Atualmente, bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa Territorialidade e Subjetividade: cartografia e os novos meios. Já trabalhou com teatro atuando, fazendo técnica de som e luz e auxiliando na cenografia. Membro do n.a.i.p.e desde junho de 2008, pesquisando e discutindo as formas de performance no meio das artes visuais, bem como realizando diversas ações com o grupo pela cidade de POA, tanto no espaço urbano como no espaço de galeria.

em cartaz
Até 24 de outubro de terça a sexta das 10h as 19h; sábado das 10h às 20h
e domingo, das 10h às 18h.
Entrada franca

local
Fundação Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre