(R)Existe!

A mostra apresenta pinturas, mosaicos, artesanato em recicláveis, fotos, vídeos e desenhos contando a história da atuação do Projeto Ocupação Cultural (POC), propondo reflexão sobre arte,  realidade social e resistência. Trata-se do resultado de oficinas realizadas com artistas do Assentamento 20 de Novembro, Ocupação Ksa Rosa, coletivo Peregrinos Sem Fronteiras e População em Situação de Rua – artistas do improvável. As oficinas foram realizadas em três encontros no mês de dezembro reunindo pessoas em vulnerabilidade social desenvolvendo trabalhos de arte com recicláveis, pintura e mosaico de forma gratuita. As produções foram realizadas na Ksa Rosa com orientação da oficineira Maristoni Moura, coordenadora da ocupação localizada na rua Voluntários da Pátria, 1039.

o projeto

O POC desenvolveu trabalhos com inúmeras pessoas e instituições de moradores dos edifícios ocupados. Entre os parceiros estão o Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, a Frente de Luta por Moradia, o Movimento Nacional de Luta por Moradia, a Galeria Choque Cultural e inúmeros artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros.

abertura
7 de janeiro de 2023, 11 horas

visitação
Até 5 de fevereiro de 2023, de terças a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados, com entrada franca.

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre).


Atividade paralela – 11 de janeiro, às 18h – entrada franca
Roda de conversa – Arte e comunidades vulnerabilizadas – A arte da resistência
Convidados – Ceniriani Vargas da Silva – coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e integrante do Instituto Themis; Maristoni Moura –  historiadora e coordenadora da Ocupação Ksa Rosa; José Carlos Lemis – professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufrgs; e Leonardo Oliveira, psicólogo, educador social e integrante POC.