Edital para exposições temporárias na Galeria Ecarta e Projeto Potência 2023 – Resultado

O Comitê Curatorial da Galeria da Ecarta constituído por Janice Martins Appel, Nicolas Beidacki, Walter Karwatzki sob a orientação de André Venzon, coordenador da Galeria de Arte da Fundação Ecarta, analisaram e avaliaram 17 propostas para exposição na Galeria de Arte e as 48 propostas para exposição na sala do Projeto Potência inscritas no edital.

O comitê elegeu como proposta selecionada para exposição na Galeria de Arte:
Leonardo Verardo Fanzelau – “Salão dos Desclassificados”;
suplente:  projeto Coletivo “Revista Fracasso”.

Para a exposição na sala do Projeto Potência foram selecionados:
André Dias Vieira – “Fotografia, memória e ficção: um triângulo amoroso” – Alvorada;
Coletivo Las Mariposas – “Tendero – Romper silêncios – Fomentar Redes” – Porto Alegre;
Isabelle Baiocco – “Ruídos da lembrança” – Porto Alegre;
Michele Martines – “Abuso” – Montenegro;
Thiago Madruga – “Afrogauchismo em cartaz (2023)” – Rio Grande;
Yuki Zarate – “Eu Já Sei Brilhar” – Pelotas;
suplente: Zarro “Desimportantes” – Porto Alegre.

Foram considerados como critérios de avaliação das proposições apresentadas os seguintes aspectos: abordagem de novas linguagens; transversalidade das artes; democratização e acesso aos espaços culturais; pesquisa, reflexão e produção; também foram observados aspectos relacionados a oportunidade, descentralização, pluralidade, qualidade e profundidade conceituai, contemporaneidade, coerência entre proposta e currículo dos projetos inscritos.

A Galeria Ecarta é o projeto âncora entre os cinco projetos permanentes da Fundação Ecarta, criada há 18 anos em Porto Alegre. É dedicada especialmente à arte contemporânea, desenvolvendo mostras, circuitos de debates e oficinas, contribuindo no fomento e fortalecimento das artes visuais e na formação de público. Neste período foram realizadas mais de 150 mostras com grande pluralidade de artistas e vertentes criativas sempre acentuando ações de democratização do acesso e fortalecimento da cidadania.