Quatro Por Um

Quatro artistas, quatro linguagens diferentes: a escultura, a fotografia, a gravura e a pintura; um mesmo signo tecendo uma proposta de exposição: o quadrado foi eleito o signo para os artistas Antônio Augusto Bueno, “em caixado”; Dânia Moreira, “em quadrante”; Kátia Costa, “em quadrado” e Yara Baungarten, “em quatro lados”. As suas obras respondem a desafios internos que originam composições singulares entrelaçando relações significativas entre si, através de suas poéticas.

A pureza da forma geométrica, como uma figura que sugere imobilidade, racionalidade, ausência de emoções, segurança e força veste-se de movimento, de emoções e modula, num terreno fértil de ritmos e tensões, o processo criativo destes quatro artistas. As suas linguagens distintas combinam-se harmonicamente e apontam possibilidades para o olhar, propondo reflexões e indagações sobre a geografia dos espaços reinventados e as vivências congeladas em registros que têm o intuito de sobrepujar o tempo.

artistas

Porto Alegre, 1972. Bacharel em Desenho pela Ufrgs e está cursando Escultura na mesma Universidade. Participou de várias exposições coletivas e individuais, sendo selecionado para alguns salões. Em 2007 recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Exposição Coletiva, com o Grupo Passos Perdidos. Participou em 2000 da criação do Atelier João Alfredo 512, onde trabalhou até 2007. Atualmente integra o Atelier Subterrâneo.

Porto Alegre, 1964. Mestre em Arquitetura (Propar – Ufgrs) atua como professora substituta do Dep. de Design e Expressão Gráfica da FAU- Ufrgs. É Bacharel em Artes Visuais com ênfase em Pintura pelo IA- Ufrgs, onde cursa História, Teoria e Crítica de Arte. Participou de diversas exposições coletivas, entre elas o I Salão de Arte 10 x 10, Fundarte – Montenegro RS; Bienal B; “Arte + Arte – em nome da terra”, Galeria Xico Stockinger, Chico Lisboa, Pequenos Diálogos – Arte e Intertextualidade no Museu da Ufrgs. Sua pesquisa em arte desenvolve-se a partir da pintura, considerada como uma forma de produção de imagem, e das suas possibilidades de expansão, dialogando com outros meios.

Porto Alegre. É fotógrafa profissional e artista plástica. Trabalha no Atelier de Arte Plano B. Realizou exposições individuais, dentre elas na Fundação Cultural de Itajaí – SC e na Univates, Lajeado – RS, com o trabalho “A Mala do Mágico”, e, no Goethe – Institut, Porto Alegre – RS, com “O Cofre das Imagens”. Participou de várias coletivas, dentre elas na Associação Chico Lisboa, na Casa de Cultura Mário Quintana, na Galeria de Arte do Dmae e na Fundação Ecarta. Foi selecionada em salões de arte e concursos fotográficos onde recebeu prêmios, como no 7º Salão de Artes de Jataí – Goiás e IX Bienal do Recôncavo – Bahia, em 2008. Foi indicada ao Prêmio Açorianos de melhor fotografia em 2008, com a Exposição Coletiva SobreImagem, na Ecarta.

Caxias do Sul. Jornalista, formada em 2004 pela UFRGS, atua na área do jornalismo cultural como produtora executiva do programa Estação Cultura, da TVE/RS. Cursa

a pós-graduação em Poéticas Visuais: Gravura, Fotografia e Imagem Digital, na Feevale. É fotógrafa, gravadora e vídeo-artista. Também fotografa espetáculos e shows musicais, além de ter experiência como fotografia still para o cinema. Em 2008, realizou a exposição “Quadrado do Espírito” no T Cultural Tereza Franco, na Câmara de Vereadores e no Espaço Arte Um, da Feevale. Sua editora Imagina Conteúdo Criativo publicou em 2008 o livro “Aprenda a Organizar um Show”, do produtor cultural Alê Barreto.

em cartaz
Até 05 de outubro terças a domingos, das 10h às 19h
Entrada franca

local
Fundação ECARTA – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre – RS