Professor Artista – Artista Professor

Um novo espaço de ocupação artística voltado a expor e debater ações pedagógicas na arte, o papel dos artistas no pensamento de novas formas de expressão da educação.

“Todo professor pode ser artista? Todo artista pode ser professor? A partir dessa reflexão abrimos este novo espaço para o diálogo sobre a arte e a educação tanto nos espaços escolares ou não”, destaca o coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon.

Para abrir o ciclo de exposições e conversas sobre o tema foi convidada a artista e professora Téti Waldraff,  que apresentará suas obras com debate sobre a dinâmica do ser artista/professor e da troca de conhecimentos do fazer criativo.

Arte-educação

“Ser artista e professora de artes visuais simultaneamente sempre fez parte da minha trajetória  profissional desde o final dos anos 70. É importante participar desse novo projeto e ser a  artista deste primeiro ciclo apresentando minhas obras e contribuir para a reflexão sobre a produção artística e as imbricacões com a atuação na arte-educação”,  registra Téti Waldraff. “Penso que é urgente dar foco a formação de arte educadores seja nas artes visuais, música, teatro e dança para qualificar o ensino em todos os espaços possíveis”, completa.

O espaço para a exposição é a parede de entrada e recepção na Fundação Ecarta transformada em mais uma sala de arte integrada aos demais espaços. As atividades do projeto em 2023 têm a mediação do artista e professor Walter Karwatzki.

“A realização deste projeto ressalta a importância da arte nas escolas através do arte-educador. Suas ações pedagógicas no campo da arte e a sua prática como artista possuem o poder de transformação que se deseja na educação. Arte e educação, caminhos seguros”, pontua Karwatzki.

a artista

Entre 1978-1979, estuda Licenciatura em Educação Artística na Feevale – Novo Hamburgo RS. Entre 1980 e 1982, estuda desenho com Carmen Moralles no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, RS. Em 1983, estuda desenho com Marcus Coelho Benjamim no 16º Festival de inverno UFMG, em Diamantina MG, e pintura com Karen Lambrecht na Oficina: Exercício/cor/ fazer, no Instituto Goethe – Porto Alegre.

Em 1984 forma-se em Educação Artística-Artes Plásticas no Instituto de Artes da Ufrgs – Porto Alegre. Em 1986, forma-se em Bacharelado em Artes Plásticas – Desenho no Instituto de Artes da Ufrgs.

Atividades Profissionais em Arte educação , alguns destaques :

Foi professora titular de arte na Fundação Educacional João XXIII, de 1985 a 1999, Porto Alegre. Professora titular de arte na Fundação Santa Rosa de Lima, de 2001 a 2005, Porto Alegre. Foi professora da Faculdade de Educação da Ufrgs – disciplinas de Prática de Ensino de Artes Visuais – Supervisão de Estágio-Ensino Fundamental e Ensino Médio-Porto Alegre RS, de 2001 a 2003. Foi Supervisora do Espaço Educativo da Quinta Bienal do Mercosul, Porto Alegre, em 2005 .

Professora titular de Artes Visuais na Fundação Bradesco Gravataí, RS, de 2006 a 2012.

Desde os anos 80, ministra diversas oficinas e palestras em espaços institucionais, em festivais e congressos, seminários de Arte Educação, e em cursos livres, paralelo ao desenvolvimento de sua produção plástica em seu próprio atelier. Em destaque algumas realizações:

Em 2004, participa da II Jornada UnC COM ARTE – Textos e Contextos em Arte Contemporânea – ministrante da oficina: Arte contemporânea :Conexões e Construções Poéticas, na Universidade do Contestado UnC – Curso de Artes Visuais Caçador, SC.

Também em 2004 é convidada para o III Seminário de ARTES VISUAIS – territórios da Arte & Territórios do Homem :Deslocamentos Contemporâneos, onde ministra a oficina: Animando minha bagagem …Ler /fazer arte na escola . Feevale –Centro Universitário-Curso da Artes Visuais Novo Hamburgo RS.

Em 2005,  ministra a oficina Intervenção na bagagem /paisagem no terceiro simpósio Ensino de Arte – subsídios para reflexão na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos – Rio Grande RS .

Também em 2005, ministra a oficina Montanha Florida no projeto: Todo mundo no Jardim com Téti Waldraff – pesquisa sobre a temática “jardins como espaços culturais” e estudo da obra de Téti Waldraff com alunos do ensino fundamental – educação infantil da Fundação Bradesco Gravataí RS (artista convidada).

Neste ano, também ministra a oficina Cores e linhas … corpos sensíveis que transformam os elementos visuais em meio de expressão (Trajetória e contextualização da obra de Joan Miró no século XX e realiza visita orientada com alunos do ensino médio da Fundação Bradesco  à exposição Miró Mirabolante  no Santander Cultural Porto Alegre RS,  na programação da semana cultural – Projeto Jovem Aprendiz, da Fundação Bradesco Gravataí, RS

Em 2013, foi responsável pela concepção e curadoria da oficina para crianças: Fazendo os olhos Voar, Ler, Se Envolver com o corpo inteiro para vivenciar mais!. Algumas chaves para a nona bienal do Mercosul – esta oficina foi ministrada na Lezanfan, Porto Alegre.

Téti Waldraff, desde o inicio de suas atividades com arte, no final dos anos 70 nunca colocou fronteiras entre suas ações como professora/ educadora e como artista. Uma atividade nutre a outra.

Realizou diversas exposições individuais entre elas:

Sua primeira individual foi em 1984Extensões percorridas ou a percorrer, no Centro Municipal de Cultura – Porto Alegre RS

Em 1994, realizou Finitus ..ou configurar a geografia por um instante, uma intervenção no espaço Cultural de Arte Contemporânea Torreão, Porto Alegre RS (artista convidada)

Em 2000, apresentou a exposição Estratégias para a mudança – Artista premiada no Primeiro Concurso de Artes Plásticas do Instituto Goethe, Porto Alegre, RS, premio : Exposição individual.

Em 2003, apresentou Inventariado, intervenção, na Pinacoteca Municipal Ênio Pinalli –Montenegro RS (artista convidada) e, em 2006, na Sala de Exposições Java Bonamigo-Unijuí Universidade regional – Ijuí RS

Em 2004, realizou a exposição Paisagens Ambulantes: objetos/instalação na galeria Augusto Meyer Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre.

Em 2006 apresentou a exposição Téti Waldraff…Bagagem de Jardim,  na Kunsthalle Köln-Lindenthal / Kulturgalerie Bi Pi´s Köln, Alemanha.

Em 2014, apresentou a exposição Téti Waldraff… Jardim em Flor – Pequena antologia abarcando trabalhos de 1983 a 2014 com curadoria de Paula Ramos, artista convidada, MAC RS

Em 2017, apresentou a exposição Intervençôes Gráficas em Japonês, com curadoria de Blanca Brittes e Paula Ramos, artista convidada, Studio Clio RS

Em 2019, executa Jardim de Giz no Projeto Grafitte de Giz, do Centro Cultural da UFRGS , artista convidada, curadoria de Laura Castilhos

Em 2022, realiza a exposição/intervenção Tripadeiras, no Espaço V744atelier, a convite de Vilma Sonaglio, gestora do Espaço.

Participa desde os anos 80 de diversas exposições coletivas,  entre elas:

Em 1998 – Balaio Brasil – Sesc Belenzinho, São Paulo, SP.

Em 2001 – artista selecionada no Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003.

Em 2007Palavra Figurada – Espaço Cultural ESPM Porto Alegre RS – Curadoria de Eduardo Veras.

Em 2011 O Museu Sensível – uma visão da produção de artistas mulheres na coleção do Margs RS curadoria de Gaudêncio Fidellis. Neste ano participa também da exposição: Da miudeza ao desenho espacial – Acervo Renato Rosa – curadoria de Cacaio Pretzel .

Em 2012 é artista convidada da exposição: Economia de montagem: Monumentos, galeria, objetos, na qual apresentou a instalação Arte e Ofício  no Jardim, no Margs, com curadoria de José Francisco Alves. Também em 2012 participou da exposição O Triunfo do Contemporâneo 20 anos do MacRS, no Espaço Santander Cultural, Porto Alegre RS-curadoria Gaudência Fidellis.

Em 2015O Destino dos Objetos – O Artista como colecionador e as coleções da FVCB, na FVCB Viamão, RS, com curadoria Eduardo Veras

Em 2017Queer Museu – Cartografias da diferença na arte brasileira, Santander Cultural, RS, curadoria Gaudencio Fidelis.

Em 2018Queer Museu – Cartografias da diferença na arte brasileira, Parque Lage Rio de Janeiro, RJ, Curadoria de Gaudencio Fidelis.

Em 2019 – Gostem ou Não artistas mulheres no acervo do MARGS”, curadoria Mulheres nos Acervos  MARGS

Em 2021 – Exposição MACRS Obras do Acervo, por ocasião do lançamento do Catálogo do Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, com curadoria de André Venzon Maria Amélia Bulhõess Vera Pelin

Em 2022Matéria Difusa/Obras do Acervo do MACRS,  com curadoria de Gabriela Motta. Exposição itinerante.

Procedimentos construtivos  de Téti Waldraff;

Durante os anos 80, teve uma produção gráfica-plástica-pictórica intensa, trabalhando no suporte papel/tela com diferentes materiais gráficos e pigmentos. No final dos anos 90, troca, lápis, pincel, papel, tela, por materiais diferentes. Objetos do cotidiano redirecionados de suas funções reais com suas potencias visuais, brilhos, opacidades, texturas, formas, desencadearam a investigação de novas possibilidades construtivas fazendo a artista  se perguntar: Posso ainda pintar uma paisagem? Ou como pintar uma paisagem?

Apropriando-se de matérias prontas, tecidos, lantejoulas, fitas, botões, flores de plástico e de seda ,objetos comprados ,selecionados  ou recebidos em trocas afetivas , plásticos transparentes, dialoga com conceitos de pintura expandida, dentro da linguagem da arte contemporânea ..Passa então a aglutinar, costurar, colar, amarrar, embrulhar, diversos objetos, criando novas configurações e um novo olhar sobre a paisagem e a bagagem do cotidiano. Caixas, sacos, skates, carrinhos de viagem passam a ser o suporte da artista.

É na paisagem/bagagem cotidiana, nos jardins que cultiva em sua casa, nos jardins que vê, nos passeios no meio do mato ou na cidade que a artista foca seu olhar e nutrição estética.

Fotografa como registro de processo diariamente muitas flores, galhos, troncos, objetos, paisagens /bagagens. No tempo do atelier rearranja o tempo vivido no jardim, no passeio elaborando suas poéticas visuais. Mantém um diário de atelier, onde escreve, projeta, risca, rabisca, cola imagens, antes durante e depois de cada momento de trabalho.

PREMIAÇÕES:

Em 2015, Indicada ao IX Premio  Açorianos de Artes Plásticas-SMC-Prefeitura de Porto Alegre RS- DESTAQUE EM ESCULTURA.

Em 2012, Projeto MAC 21-Premio Pro cultura de Estímulo às artes Visuais da Funarte/MINC , MAC RS, Porto Alegre.

Em 1998, Premio Aquisição no Salão de Arte: A plástica do Plástico-Fundarte – patrocínio Petroquímica Triunfo-Montenegro RS.

1984, Prêmio aquisição Norberto Odebrecht- XXXVII Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, Recife, PE

Em 1984, Prêmio Aquisição Norberto Odebrecht-XXXVIII Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, Recife, PE.

Em 1983, Menção Honrosa no XII Salão do Jovem artista – Porto Alegre, RS.

Obras em Acervo:

Margs-Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – Porto Alegre, RS

MacRS- Museu de arte contemporânea do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS

Coleção Renato Rosa, Porto Alegre, RS

Pinacoteca Barão de Santo Ângelo-Instituto de Artes, Ufrgs, Porto Alegre, RS.

Fundação Vera Chaves Barcelos, Viamão, RS

Coleção Diógenes Paixão, Rio de janeiro, RJ

Coleção Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, RJ

Atualmente, vive e trabalha em Porto Alegre RS, possui atelier próprio na capital gaúcha e em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha.

abertura
6 de junho de 2023, 19h

visitação
Até 9 de julho de 2023, de terças a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados, com entrada franca.

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre).