Primeiro raio

Rótulos de bebidas, ícones religiosos, logomarcas e outras sínteses imagéticas formam o léxico visual das pinturas.
A partir da aproximação entre essas diversas marcas identitárias – sagradas, profanas, sincréticas –, o artista gera uma tensão relacionada às noções de valor cultural, econômico e simbólico dos objetos e das obras de arte.
Aparentemente inacabadas, as telas dividem o espaço com colchões usados, plantas mortas, restos de artefatos, propondo combinações semânticas insuspeitas entre as pinturas e elementos ordinários.
São cerca de 20 obras que se apresentam em diferentes linguagens e mídias, como pintura, instalação, esculturas, vídeo e apropriação de objetos.

o artista

 

Santiago Pooter (Porto Alegre/RS, 1995) é artista visual, pesquisador, graduando em História da Arte pela UFRGS e produtor cultural.

Indicado ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas nos anos de 2021 e 2022; Como artista integrou diversas exposições, das quais se destacam sua mais recente individual POSTO, no Instituto de Artes Visuais do RS (IEAVi-RS); Revoage, no Espaço Força e Luz; 4 Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa e 23º Salão de Artes Plásticas da Câmara de Porto Alegre. Já participou de exposições em instituições como o Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Gabriela Kremer Motta (Pelotas/RS, 1975) é pesquisadora, crítica e curadora em artes visuais. É professora substituta no curso Conservação e Restauração de Bens Culturais Moveis – ICH-UFPEL. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto ao PPGAV- UFPEL. Doutora em Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte, pela USP (2015), e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).

Realizou diversas exposições, sendo a mais recente Matéria Difusa – um olhar sobre a coleção MACRS, em 2022, em comemoração aos 30 anos desta instituição. Entre os projetos de reconhecidas instituições nas quais atuou como curadora estão o Prêmio Marcantônio Vilaça CNI-SESI 2019 e 2014; Prêmio PIPA IP Capital Partners de Arte – 2019, 2017 e 2015 e Rumos Itaú Cultural, edições 2017/2018, 2011/2012 e 2008/2009; além de projetos com as instituições MAC–USP, MAC-Niterói, Instituto Ling e Fundação Iberê Camargo.

curadora

Gabriela Kremer Motta (Pelotas – RS, 1975). É pesquisadora, crítica e curadora em artes visuais. É Professora substituta no curso Conservação e Restauração de Bens Culturais Moveis – ICH-UFPEL. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto ao PPGAV- UFPEL. Doutora em Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte, pela USP (2015), e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).

Como curadora realizou diversas exposições, sendo a mais recente a exposição Matéria Difusa – um olhar sobre a coleção MACRS, em 2022, em comemoração aos 30 anos desta instituição. Entre os projetos de reconhecidas instituições nas quais atuou estão o Prêmio Marcantonio Vilaça CNI-SESI 2019 e 2014; Prêmio PIPA IP Capital Partners de Arte – 2019, 2017 e 2015 e Rumos Itaú Cultural, edições 2017/2018, 2011/2012 e 2008/2009; além de projetos com as instituições MAC – USP, MAC Niterói, Instituo Ling e Fundação Iberê Camargo.

abertura
6 de junho de 2023, 19h

visitação
Até 9 de julho de 2023, de terças a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados, com entrada franca.

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre).