Pinturas para um mundo desconhecido

A exposição do artista Pedro EMCB mescla a área do design e das artes visuais através de colagens, pinturas e instalações.  É a terceira mostra do projeto Potência, novo espaço da Galeria Ecarta voltado a ampliar a divulgação da arte contemporânea produzida por jovens artistas no RS.

O artista usa estampas antigas, capas de livros, páginas de revistas e placas de MDF para formar uma coleção de centenas de imagens, pintando sobre esses suportes descartados retratos de modelos anônimos pesquisados na Internet.

A pintura aparece de diversas maneiras. De modo mais direto e literal nos quadros quadrados, que lembram o mosaico do feed das redes sociais, onde o artista representa em densas pinceladas rostos que ignoramos a identidade.

Vai fazendo essa operação na medida que diminui o formato dos trabalhos, até os traços de expressão facial desaparecerem nas figuras, algumas de corpo inteiro, nas páginas de revistas antigas, capas de livros e álbuns de fotografia.

Assim também faz nos desenhos com giz de cera, com um intenso grafismo sobre velhas estampas de paisagens turísticas. Esse conjunto de trabalhos cobre as paredes da sala do segundo andar da Fundação Ecarta, onde Pedro instalou, como se fosse uma arena, essa multidão de semblantes desconhecidos a contemplar, no centro da galeria, um colchão em que retratou um morador de rua.

A mostra integra o projeto “Portas para a Arte”, da Bienal 13, que insere a criação de circuitos de visitação nos espaços culturais da capital.

o artista

EMCB são as iniciais dos sobrenomes do artista Pedro Emiliano Cappellari Bin que vive e trabalha em Farroupilha (RS). Acadêmico do curso de Design da Universidade de Caxias do Sul, mostrou seu primeiro trabalho artístico em 2014, com a exposição “O Lixo Também é Luxo”, na Feira do Livro da sua cidade, idealizado por meio do reaproveitamento de  shapes, quadros e estátuas.

Em 2015, a proposta anterior evoluiu para “Sincronicidade em Harmonia”, mantendo o conceito da reutilização de materiais alternativos, porém, com um conjunto maior de elementos.

Atualmente, a sua pesquisa transita entre o atelier e as ruas, em busca de uma nova forma híbrida de expansão cultural em forma de pinturas, pôsteres, colagens e instalações. Em 2022 integrou a exposição Coleção Sartori, A arte contemporânea habita Antônio Prado, realizada no Margs, com curadoria de Paulo Herkenhoff.

curador
André Venzon

abertura
10 de setembro de 2022, 19h.

visitação
até 23 de outubro, de terça a domingo das 10h às 18h, inclusive feriados.