Patrícia Langlois apresenta 12 trabalhos em feltragem
Mostra de 12 obras em feltragem que ilustram o livro infantil “Sobe ou desce?”, que terá sessão de autógrafos na abertura da exposição.
A feltragem de lã a seco é uma técnica artesanal que permite criar tecidos feltrados (feltro) utilizando lã natural, sem a necessidade de água, sabão ou outros produtos químicos. É um processo manual que envolve o entrelace e compactação das fibras de lã através de agulhas especiais, criando um efeito de tecido firme e resistente.
trajetória
Natural e residente de Porto Alegre, é professora, gestora cultural, escritora, artista plástica, ilustradora e integrante da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul e ocupa a Cadeira nº 4 da Academia Rio-grandense de Letras.
Seu foco literário está voltado para o público infantil. Sua trajetória remonta a 2009, quando iniciou como ilustradora, contribuindo com diversas obras de autores gaúchos. Impulsionada pela paixão pela literatura, passou a escrever e em 2012, recebeu prêmio no concurso literário de Morro Reuter.
Neste mesmo ano venceu o prêmio “Animate a Tejer”, no Uruguai, utilizando a técnica de feltragem de lã com agulha.
O ano de 2013 foi um marco significativo com o lançamento de seu primeiro livro, “Tudo que couber no coração”, finalista no prêmio Ages Livro do Ano. Ao longo de sua carreira, contribuiu para 29 publicações e mais de 38 mil livros vendidos, deixando sua marca. Adicionalmente, desempenha a atividade de leitora crítica em edições de livros infantis.
Foi diretora do Instituto Estadual do Livro da Secretaria da Cultura do RS por oito anos (2015-2023), simultaneamente exercendo a presidência do Conselho Editorial.
Em reconhecimento à sua dedicação e contribuição ao setor do livro, leitura e literatura gaúcho, recebeu o prêmio “Amigo do Livro” pela Câmara Rio-grandense do Livro em 2023. Neste mesmo ano foi eleita para ocupar a Cadeira nº4 da Academia Rio-grandense de Letras.
“Nos meus livros busco que a leitura transcenda a mera decodificação para se tornar um ato lúdico e inventivo. Ler é brincar! No livro “Sobe ou Desce?” reinterpreto clássicos infantis, desconstruindo narrativas conhecidas para edificar novas perspectivas visuais e conceituais, convidando o público a um diálogo renovado com o universo da infância. O projeto gráfico e as ilustrações proporcionam um convite para a criança subir ou descer, como um livro brinquedo em uma aventura numérica onde contar é um ato muito divertido”.
livro
Sobe ou Desce?
28 páginas, colorido, R$ 52,00. Literatura infantil, Editora Mais Amigos.
No sobe ou desce dos elevadores muitas histórias acontecem. De andar em andar, muitos personagens aparecem. Você saberia contar e se lembrar de todos?
abertura
13 de junho de 2025, 19h
visitação
até 13 de julho de 2025
Conversa com artistas e curadores
13 de junho, sexta-feira, às 17h, sala 3