Os Teóricos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus)

Uma questão central no projeto é a tentativa de aproximação entre teoria e prática a partir de uma abordagem lúdica e colaborativa. Os Teóricos Artrópodes percebem a arte como uma ferramenta epistemológica tão importante quanto a ciência e compartilham das mesmas concepções de artistas ligados aos movimentos de vanguarda do século XX: privilegiam mais os processos investigativos que geram as obras do que a busca de resultados precisos.

Conforme explica o artista Chico Machado, a colaboração é fundada a partir da utilização de conceitos, operações criativas e princípios criadores comuns, buscando relações não ilustrativas e evitando a tradução de uma linguagem em outra. “Tais procedimentos são da ordem da colagem, do cut-up, da bricolagem e da associação livre de ideias. Assim, as relações entre essas diversas linguagens e estímulos se dão a partir da sua origem operatória comum, onde o acaso, a divergência, a estranheza e a intuição determinarão tais encontros”, resume.

Performances
A partir de 18 de março, todas as sextas-feiras, às 19h, os Teóricos Artrópodes promoverão performances que incluem manipulação de objetos sonoros, vídeo-performances, leitura e produção de relatórios, entre outras ações com participação de convidados.

artistas
Alexandre Navarro Moreira
Celina Alcântara
Chico Machado
Cristiano Rieck
Leo Felipe
Giancarlo Lorenci
Luciano Zanatta
Tula Anagnostopoulos
Zeca Azevedo

em cartaz
De 11 de março de 2016 a 24 de abril de 2016

local 
Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)