Os Nau Caminhos

Os Nau Caminhos apresenta trabalhos em fotografia, vídeo, instalação e performance sonora de Roger Canal. Autodidata, herdeiro do espírito punk do faça-você-mesmo, Canal cruza fronteiras entre artes visuais, música e literatura, em busca de uma poética que tem no movimento do caminhar e no gesto da caligrafia dois de seus principais motores. O mesmo que impulsionou o artista em caminhos desconhecidos, da música à fotografia, do vídeo à poesia visual, do teatro à intervenção urbana, sem jamais abandonar um ou outro meio, o levou também a ambientes urbanos e suburbanos, praias e terrenos baldios, onde ele produz – seja riscando com suas canetas ou capturando com sua câmara – a escrita vagante das ruas.
“Me interessam desconstruções, ruínas, lugares inabitados. Proponho uma relação com a arquitetura, as poéticas da arquitetura, usando ideias da Internacional Situacionista, de Guy Debord e companhia, e flertando com a poesia do pixo”, diz o artista.
Caracterizada pelo deambular nas cidades, a psicogeografia, o estudo dos efeitos da geografia nas emoções e no comportamento humanos, se encontra com a máxima expressão brasileira da marginalidade e da urbanidade. A cidade transforma-se em suporte.

curador

É jornalista e mestrando em História, Teoria e Crítica de Arte pela UFGRS. Desde 2011 é o gerente artístico da Galeria Ecarta (Destaque Espaço Institucional de Divulgação Cultural no 6º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas), tendo também assinado a curadoria das exposições coletivas Objeto: som (2011) e Sobre Amanhã (2012). Integrou o conselho curatorial da Casa M, projeto da 8ª Bienal do Mercosul (2011) e, atualmente, faz da parte da comissão de seleção do 2º Prêmio IEAVi. É diretor da web rádio Mínima FM, onde apresenta o programa Elefante. Foi curador do projeto República do Rock (2006 a 2009), promovido pela Coordenação de Música da Secretaria Municipal de Cultura. Tem dois livros de ficção publicados, Auto (2004) e O Vampiro (2006). Participou da coletânea Restaurante Chinês e outras histórias (2002), com o conto que dá título ao livro, vencedor do Prêmio Revelação Literária Nova Prova. Há dez anos é DJ residente da festa Pulp Friction, em Porto Alegre.

artista

É multi-instrumentista, compositor, artista e performer. Com a música, fez diversas apresentações pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Portugal, Espanha, França e Áustria. Compôs e interpretou ao vivo a trilha sonora da peça Teresa e o Aquário, durante cinco temporadas pelo Brasil. Realizou trilhas sonoras para peças de teatro e documentários. Ministrou workshops nas áreas de música, artes visuais e performáticas no Brasil, Uruguai, Argentina e Portugal. Expôs no Instituto de Arte Contemporânea da cidade de Recife (Entre Portas e Esperas – A Maldita Poesia de Roger Canal, 2011). Realizou a perfomance de encerramento da mostra Transfer, no Santander Cultural, em 2008.

em cartaz
inauguração: 14 de março de 2013, às 19h

visitação: Até 28 de abril de 2013, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h

local
Galeria de Arte da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre)