Os infortúnios nos são úteis

Simbolicamente, os elementos pontiagudos nas figuras desenhadas por Assarian estão muito próximos das espadas cravadas no coração de Nossa Senhora das Dores, do mestre barroco Aleijadinho, um dos exemplos da arte brasileira. Por outro lado, o inquietante estranhamento da estrutura negra, um tanto fleumática e imperativa, é tão insólito quanto o monolito de Stanley Kubrick no filme 2001 – uma Odisséia no Espaço.

A iconografia de Assarian é, a seu modo, uma hagiografia silenciosa, feita de cenas autobiografadas nas quais o artista se espelha, ao mesmo tempo em que se artificializa.

artista

Graduado há três anos em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Possui produção artística em desenho, pesquisando as possibilidades do desenho em uma autobiografia. Participa do coletivo de pintura Estúdio P, coordenado pela professora, pesquisadora e artista, Marilice Corona. Em 2017, participou da quarta edição da exposição Novíssima Geração no Museu do Trabalho, em Porto Alegre. No momento cursa licenciatura em Artes Visuais na Ufrgs.

curadoria

Professor na Faculdade Paulista de Arte, especialista em museologia e bacharel em artes plásticas. Durante dez anos atuou como educador e pesquisador da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Coordenou o núcleo de museologia, do Museu Afro Brasil, na fase de implantação e fez parte do Museu Paulista da USP. Idealizador e docente de cursos de capacitação profissional para técnicos em museus e exposições no Senac-SP. Realiza curadorias independentes de exposições em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife e Buenos Aires, além de desenvolver estudos sobre patrimônio público, memória e identidades.

abertura
7 de agosto de 2018, às 19h

visitação
Até 9 de setembro de 2018 (de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h)

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre)

entrada gratuita

 

Atividades paralelas
7 de agosto, das 17h às 18h30 – Bate-papo com o curador Gilberto Habib de Oliveira, sobre o caráter da exposição e do livro Fundição Artística no Brasil, que Oliveira é coautor, em comemoração ao Dia do Escultor Gaúcho. A mediação ficará por conta do presidente da Associação de Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (Aeergs), Lucas Strey.

14 de agosto, das 19h às 21h – Lançamento do livro Comunitária
A atividade integra o projeto Comunitária que consiste em um programa de Residência internacional de Arte Contemporânea com pesquisadores da Argentina, Chile e Brasil para intercâmbios coletivos entre artistas, pensadores, gestores e moradores locais. Comunitária é o primeiro livro do projeto e reúne as imersões presentes nas residências e a noção de arte-política e processos sociais. O lançamento inclui um bate-papo com presença da crítica de arte Paola Fabres, que coordena o programa de residência no Brasil, além da artista visual Maria Helena Bernardes, que é autora do livro Vaga em Campo de Rejeito, e do cineasta, artista e pesquisador independente, Leonardo Remor. O livro estará à venda na Ecarta no valor de R$ 60,00.