Ontem é tudo o que conta

Residência Artística Ecarta  Nathan Braga
A Residência tem como objetivo sediar propostas que valorizem e fortaleçam as relações entre o espaço expositivo da Fundação e seu contexto urbano imediato, bem como as novas linguagens e a transversalidade das artes. A Comissão de Seleção do I Edital foi constituída pelo Comitê Curatorial 2019 da Galeria Ecarta, integrado por Cláudia Hamerski, Charlene Cabral, Fernanda Medeiros e Henrique Menezes.

Os critérios considerados para a escolha da proposta do artista Nathan Braga (RJ), foram: a abordagem de novas linguagens e a transversalidade das artes; a capacidade de imersão e reconhecimento do lugar; o contato e interação com a comunidade e a pesquisa/reflexão/produção a partir disso; a profundidade conceitual; a contemporaneidade do discurso; a coerência entre proposta e currículo.

Artista visual e pesquisador, nos últimos anos, Nathan tem se dedicado a investigar e atualizar plasticamente a Vanitas e seus motivos (como Ars Moriendi, Memento Mori, Danse Macabre, etc.), produzido e revisitando narrativas fúnebres e cristãs, a partir de sua história pessoal, que se aprofunda com a morte de sua mãe quando tinha apenas 7 anos, mas tendo como pano de fundo a construção ocidental da História da Arte.

o artista

Mestrando em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, graduado em Artes visuais pela mesma instituição e técnico em química pelo IFRJ, instituição na qual cursa atualmente a especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação.

Já realizou exposições individuais no Museu de Arte de Blumenau, BR (2019) e no Centro de Artes UFF, BR (2019). Participou de exposições coletivas na Bortolami Gallery, USA (2020), Centro Cultural Justiça Federal, BR (2019), C.Galeria, BR (2019), Paço Imperial do Rio de Janeiro, BR (2018), Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, BR (2018), entre outras. Recebeu menção honrosa por sua participação na XIII Bienal de Arte Joven Argentina, AR (2018) e foi segundo lugar na categoria escultura do 15 Salão de Artes Visuais de Ubatuba, BR (2018). Foi artista residente na Residência Artística FAAP, BR (2019).

 

inauguração
30 de março de 2021

visitação
Até 18 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, seguindo todos os protocolos sanitários contra a covid-19

local
Galeria Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre – RS)

entrada franca