O quarto de Gitão

Artur Ferreira explora questões relacionadas à representação figurativa e à sensibilidade humana através da história por meio de linguagens formais da arte, como desenho, escultura e pintura. A partir de artefatos e manifestações artísticas do passado, coloca a linha do tempo da história humana sob novas perspectivas e possibilidades de interpretação.

Sua pesquisa visual, fundamentada na história da arte, pretende evidenciar o legado artístico do passado como um potente ponto de partida para produzir algo de novo, trazendo resquícios da sensibilidade de tempos muito longínquos.

Gitão é personagem do romance Satyricon, obra literária escrita por Petronius Arbiter ou Titus Petronius (27-66 d.C), considerada uma das mais importantes para se estudar e conhecer o mundo romano do século I d.C.

espaço novo

Artur Ferreira é o quinto convidado a ocupar este novo espaço que já recebeu trabalhos de Leonardo Lopes, Valéria Barcellos, Pedro EMCB, Kami Bouviet. A temporada encerra com a mostra do fotógrafo indígena Vherá Xunú.

o artista

Em 2021 participou da exposição coletiva Iconocrise, junto de artistas como Álvaro Seixas e Letícia Lopes. Em 2022 fez parte da exposição Coletiva 22 – Jardim dos Desejos, com uma série de artistas jovens e proeminentes no estado. No mesmo ano, junto de Felipa Queiroz, a exposição em dupla “Melaço”, no núcleo de arte contemporânea emergente Gema, em São Paulo.

curador
André Venzon

abertura
15 de dezembro de 2022,  às 19h

visitação
Até 5 de feereiro, de terça a domingo das 10h às 18h, inclusive feriados.