Não há esquecimento, só há abandono
A mostra apresenta trabalhos de Eduardo Monteiro e Manoela Furtado, dois artistas que partem das suas experiências com o corpo e com a matéria, que interseccionam processos de criação, transitando entre performance, desenho, pintura, assemblage e apropriação de objetos.
Deste modo, os dois artistas sobrepõem suas experiências através de perfomances em vídeo e foto, apropriando-se de objetos e lugares, relacionando seus corpos com a matéria descartada e abandonada. Os artistas assim discutem questões sociais como o abandono e a violência, propondo uma reflexão sobre como os indivíduos se relacionam com o ambiente e o espaço cotidiano.
Não há esquecimento, só há abandono foi selecionada pelo edital da Galeria Ecarta 2018.
artistas
Manoela Furtado
Mestranda em Poéticas Visuais na Ufrgs. Artista visual com produção em performance e assemblage, desdobramentos da relação de experimentação entre corporeidade e materialidade. Graduada no Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela Ufrgs com mobilidade acadêmica na Faculdade de Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal). É professora de artes da E.M.E.F. Professor Thiago Würth, em Canoas. Participou da equipe pedagógica do educativo da Fundação Iberê Camargo, entre 2013 e 2014. Cofundadora do Acervo Independente. Vencedora do nono Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2015) com destaque em Espaço de Divulgação Artística com o Acervo Independente.
Mestrando em Poéticas Visuais na Ufrgs, é artista visual com produção em pintura e desenho, explorando a figura humana em diversos suportes. Bacharel em Artes Visuais pela Ufrgs. Participa no Studio P – Atelier Aberto de Pintura – Pesquisa e Extensão, organizado pela professora Marilice Corona e da organização e equipe técnica Audiovisual Sem Destino, mostra organizada pela professora. Elaine Tedesco. Trabalha com pintura e desenho sobre suportes construídos com materiais de descarte (papelão e madeira) e desenvolve também performances em vídeo que exploram sua relação com a matéria morta.
inauguração
30 de outubro de 2018, 19h
visitação
De 31 de outubro a 2 de dezembro de 2018, terças a sextas: 10h às 19h
sábados: 10h às 20h; e domingos: 10h às 18h.
Obs.: Nos sábados em que houver apresentação do Ecarta Musical a exposição ficará aberta das 10h às 14h.
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)