Le Petit PôA

O artista Tupax reúne 26 ilustrações de patrimônios culturais, pontos turísticos e de lugares pitorescos que celebram os 247 anos da capital gaúcha, completados em 2019. O desenho do artista alcançou identificação estética própria, tendo como referência o design escandinavo, criado no século XX e proveniente dos países nórdicos. Tal estilo preza pela simplicidade e funcionalidade das cores pastéis, pela luminosidade das cenas e minimalismo das linhas.

artista

Tupax (Novo Hamburgo/RS, 1977) – publicitário e designer, foi com o codinome Tupax que surgiu o artista e sua popular série de ilustrações Le Petit PôA. Em 2017, a marca Le Petit PôA ganhou as prateleiras das lojas do Grupo Zaffari, aplicada em canecas de porcelana. Entre 2014-2016, a marca percorreu feiras da capital como Parada Gráfica, Papeleira, Me Gusta, Junção Makers e Open Feira de Design. Em 2014, o artista tornou-se expositor convidado do Brique da Redenção com ilustrações e produtos. Em 2013, lançou a série de produtos Le Petit PôA comercializando postais, blocos, ímãs, fósforos e cartazes em lojas, papelarias, museus e livrarias da cidade. Atuou também na criação para as marcas Dakota, Tok, Unisinos, Olvebra, Colégio Anchieta, Stemmer, Souza Cruz, Renner, Casa Rima, Cohre, Nike e Kimberly-Clark. Coordenou e projetou o site para cerveja Coruja que rendeu o prêmio Bornancini de melhor projeto web do RS, pelo estúdio Box3 design. Em 2009, concebeu a Tupax  Pindoramogràphïco: Creative Designer, marca própria com identidades visuais por encomenda e geração dos primeiros produtos.

abertura
23 de março de 2019, 11h

visitação
Até 28 de abril de 2019, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h)

No domingo, 31 de março, a Galeria estará fechada para visitação.

entrada gratuita

local
Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – bairro Farroupilha), em Porto Alegre


programação paralela


23 de março | 11h30 | Entrada Franca

Lançamento do catálogo das exposições de 2018
Na ocasião da inauguração de Le Petit Pôa será realizado o lançamento do catálogo que reúne as seis exposições realizadas na Galeria Ecarta em 2018, ano que atraiu um público de mais de 1,9 mil pessoas. O material também apresenta outras ações que qualificam e ampliam o campo da arte em âmbito regional, como o projeto Seleção Ecarta, que homenageou o artista Mário Röhnelt (1950-2019), preservando a memória da arte contemporânea. O Catálogo Galeria Ecarta 2018 pode ser conferido on-line e/ou adquirido na sede da Fundação a um custo de R$ 20,00.


30 de março | 13h às 19h | Entrada franca
5ª Feira Folhagem de Publicações
O projeto reúne publicadores independentes, editoras, artistas e público em geral. A atividade neste ano coincide com o Indie Book Day, Dia Internacional do Livro Independente, criado em 2013 na Alemanha e incentivado desde 2017 no Brasil pelas editoras Lote 42 e Dublinense. A  celebração propõe que no dia 30 de março você visite um espaço de livros (livraria, feira, banca…) e poste uma foto de/com um livro publicado por uma editora ou autor/a independente com a hashtag #indiebookday. Convidamos a que passem pela Folhagem e celebrem o Indie Book Day conosco!

Expositores confirmados:
Adri A.
Azulejo Arte Impressa
Banca Carrocinha [banca coletiva]
Cactus Edições
Caio Mascarello
Ecarta
edicoes agua para cavalos
Experimentos Impressos
Fabiano Gummo
Fasso Zine/Wagner Mello
Folhagem [banca coletiva]
Grazi Fonseca
Guaipeca Edições
Limiar Edições Extraordinárias
Lote 42
Marcz
Meteoro Edições
Moinho Edições Limitadas
Pablito Aguiar
Pubblicato

+ pessoal da Okoko & Abel cuidando do bar