Invasores de Espaços

Esta mostra integra o projeto Bando de Barro Invade (abaixo) que têm como objetivo divulgar e estimular o fazer cerâmico. Invasores de Espaços reúne trabalhos individuais de 10 artistas e uma obra conjunta de 62 artistas. A temática da invasão deve ser entendida como ocupação de espaços, conquista de territórios, criação de lugares, ou ainda, difundir-se, espalhar-se.

Ana Flores, artista plástica, organizadora

artistas

Desde de 2001, compartilha diversos objetos de sua autoria com diferentes públicos. No happening “Partilha”, a artista aproxima-se das pessoas oferecendo-lhes pequenos objetos que são pura troca de afeto entre amigos. Esta mesma aproximação provocada pela artista com estranhos pode ser ligeiramente incômoda, uma pequena invasão de espaços pessoais.

Apresenta a Série “Pequenas Histórias”, que une em um mesmo trabalho a serigrafia e a cerâmica. São treze pequenos livros em papel jornal, com impressões em serigrafia com o tema da cerâmica e 02 duas cerâmicas com o tema do coração. Nesta série, a artista divide com o espectador a história da gravura e da cerâmica, meios com os quais a artista constrõe sua poética visual.

“Bichos de Rua” é um comentário crítico sobre as necessidades ilimitadas de consumo da nossa civilização e a conseqüente degradação do meio ambiente. Alegoricamente, Ana Flores apresenta o drama de seres sencientes historicamente domesticados e então abandonados no espaço urbano, como se fossem mercadorias na cadeia de produção, consumo e descarte.

Partindo do seu auto-retrato, cria outros “Retratos” com pequenos bonecos de porcelana ou outros materiais, vestidos com restos de tecidos e rendas, sempre emoldurados com madeira dourada. Nestes retratos, potencialmente invasivas ao ego do retratado, a artista caracteriza familiares e amigos de forma amorosa, lúdica e crítica.

Na obra “Laranjinhas” estamos diante da ocupação de espaços internos e externos de objetos singulares. Lia Freitas escolhe pequenas laranjas que são banhadas em paper clay ou as eviscera e preenche seus espaços vazios com a mesma mistura, retendo a memória destas formas na cerâmica.

Utilizando a repetição de um mesmo gesto, Marco Fronckowiak cria uma coleção de pontas. “Estoques” narra o gesto invasivo do estoque enquanto arma branca de ponta; estocada que significa golpear com estoque ou ainda sobre o ato de estocar que designa a ocupação de espaços na forma de estocagem de mercadorias.

Usando a argila como meio, motivo e vocação poética, Mariana Canepa organiza nas suas obras fragmentos de lembranças, como frágeis e claudicantes memórias, recortes de paisagens que se situam entre o real e o construído.

Apresenta mais de uma centena de pequenos ratos modelados em argila negra. “Os Ratos” dialogam com as outras obras e invadem furtivamente as salas, esgueirando-se junto aos rodapés, objetos e pessoas.

Apropria-se da linguagem fotográfica e apresenta uma animação com modelagem em argila na qual pequenos personagens são manipulados e registrados quadro a quadro.

Constrói seu espaço com “Cones”, módulos empilháveis de porcelana que nos remetem a estalactites e estalagmites que invadem os pisos e tetos das grutas de calcário.

em cartaz
Até  07 de dezembro de terça a domingo,das 10h às 19h.
Entrada franca

local
Fundação Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre

A obra conjunta “Invasores de Paredes” traz trabalhos de Adriana Andricopulo, Aldenize Alves de Carvalho, Anelise Dal-Ri, Anemary Pitrez, Antônio Augusto Bueno, Ariana Ferrari, Camila Vargas, Carlos Farias, Carmem Maria Pucci, Carusto Camargo, Claudia Flores, Ellen Marianne Röpke Ferrando, Elisane Pierotto, Fábio Merker, Fernanda Barroso, Fernanda Kieling, Gabriela Zilli, Gabrielle Volpe, Gilberto Menegaz, Gustavo Possamái, Iarema Jenisch Mendonça, Janaína Castoldi, Lisiane Rabello, Luciane Campana, Lucila Ramos, Liliane Silveira, Ligia Takeda, Luci Jotz, Lucianne Webster, Luisa Maier Flores, Luiza Simões, Maria Ester Fontoura, Maria Elisa Schutz, Mariana Rutenberg, Mariana Wertheimer, Marcia Flores, Marcia Machado Braga, Marcia Mundstock, Marilene Maran, Marlies Ritter, Maryl Rodrigues, Miriam Gomes, Moacyr Flores, Nico Giuliano, Nina Eick, Rafael Mazzoca, Regina Veiga, Regina Helena Miranda Campos, Roberto Bitencourt, Rodrigo Núñez, Roseli Dickel de Amorim, Sandra Menezes, Silvia do Canto, Simone Nassif, Soraya Girotto, Stella Maris Valim, Tales Maier Flores, Tamir Farina, Tânia Zara, Tereza Mello, Walter Tlaija, Zozô Velausen.

Projeto BANDO DE BARRO INVADE

Em novembro de 2008, o Projeto Bando de Barro Invade propõe a invasão da produção cerâmica artística contemporânea em seis espaços expositivos de Porto Alegre. Esta invasão, de caráter pacífico, tem o objetivo de divulgar e estimular o fazer cerâmico. Entenda-se invadir como ocupação de espaços, conquista de territórios, criação de lugares, ou ainda, difundir-se, espalhar-se.

Os participantes do Projeto Bando de Barro Invade são: ceramistas apaixonados pela matéria; artistas convidados; colaboradores; professores, ex-professores, bacharéis e alunos do Instituto de Artes da UFRGS e do Curso de Artes Visuais do Centro Universitário Feevale; interessados em cerâmica e curiosos de primeira viagem.

ONDE E QUANDO:
Atelier Subterrânea – organizador Antônio Augusto Bueno
Independência, 745 – subsolo – www.subterranea.art.br
Abertura: 20 de novembro de 2008, quinta-feira, das 19h às 23h
Visitação: de 21 de novembro a 19 de dezembro – segunda a sábado, das 14h às 18h

Espaço Koralle – organizador Rodrigo Núñez
José Bonifácio, 95 – fone 32260265 – koralle@koralle.com.br
Abertura: 29 de novembro de 2008, sábado, das 11 h às 15h
Visitação: de 01 de dezembro de 2008 a 29 de janeiro de 2009
segunda a sexta, das 9h às 18:30h e sábado, das 9h às 15h

Fundação Ecarta – organizadora Ana Flores
João Pessoa, 943 – fone 40092970 – www.fundacoaecarta.orga.br
Abertura: 13 de novembro de 2008, quinta-feira, das 19h às 21h
Visitação: de 14 de novembro à 07 de dezembro de 2008 – terça a domingo, das 10h às 19 h.

Galeria de Marte – organizadoras Miriam Gomes e Caren Czerwinski
Osvaldo Aranha, 522 – sobreloja – http://galeriademarte.blogspot.com
Abertura: 20 de novembro de 2008, quinta-feira, das 19h às 21h
Visitação: de 21 de novembro a 30 de novembro – segunda a sábado, das 14 às 18h

Livraria Palavraria – organizadora Alexandra Eckert
Vasco da Gama,165 – fone 32684260 – Porto Alegre/RS – palavraria@palavraria.com.br
Abertura: 22 de novembro de 2008, sábado, 11h às 14 h
Visitação: de 24 de novembro à 20 de dezembro – segunda a sábado, das 11h às 21h
Na abertura, ação coletiva Projeto Circular: Arte Postal
Curso de Artes Visuais – Centro Universitário Feevale

Studio Clio – organizadora Adriana Daccache
José do Patrocínio, 698 – fone 32547200 – www.studioclio.com.br
Abertura: 15 de novembro de 2008, sábado, das 11h às 13h
Visitação: de 17 a 29 de novembro de 2008 – segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h

DECLARAÇÃO DO BANDO DE BARRO
01. Oficialmente o Bando foi registrado no nosso intelecto e coração em 2004;
02. O Bando é amorfo: não tem forma definida, nem sede, nem regras desnecessárias;
03. Os bandoleiros são cambiantes (impermanentes) e os errantes que vão e voltam são bem-vindos;
04. As partes são livres para transitar entre agregação e separação, individualidade e coletividade;
05. Inicialmente formados por ceramistas não ortodoxos, o Bando sempre pode acolher outras linguagens;
06. Os bandoleiros são abertos a propostas marginais ou institucionais, desde que ligeiramente decentes;
07. As ações do Bando variam de queimas primitivas até embates altamente conceituais e/ou eruditos;
08. Tem como propósito um espaço-tempo de pesquisa e produção em cerâmica contemporânea;
09. Tem como lema a convivência harmônica e pacífica;
10. Tem como princípio o respeito à vida no Planeta Terra.

www.bandodebarro.blogspot.com