Galeria Ecarta será homenageada no Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

 A Galeria Ecarta foi homenageada pelos 15 anos de atividades, completados em 2020. Também duas exposições da Galeria Ecarta foram selecionadas e concorrem à premiação: Terragrita, de Paulo Corrêa, e Epigramas, de Manoela Cavalinho, assim como os respectivos artistas são indicados como destaques pelas suas trajetórias individuais.

O presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr, e o coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon, estarão presentes para receber a premiação concedida pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre por meio da Coordenação de Artes Visuais.

Mais de 100 exposições

A Galeria Ecarta é um dos cinco projetos permanentes da Fundação Ecarta, com sede em Porto Alegre. É dedicada especialmente à arte contemporânea, desenvolvendo mostras, circuitos de debates e oficinas, contribuindo no fomento e fortalecimento das artes visuais e na formação de público. É o projeto âncora da Fundação Ecarta, lançado juntamente com o início das atividades da Fundação, em 29 de abril de 2005.

Nesses 15 anos, a Galeria realizou 119 exposições mostrando o trabalho de centenas de artistas. Mantém programação ininterrupta, acolhendo atividades públicas e exposições, incluindo mostras individuais e coletivas, de jovens a renomados artistas, garantindo destacada atuação artística na cena contemporânea, com múltiplas linguagens e suportes.

Em 2011, recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Visuais, como Destaque Espaço Institucional de Divulgação Cultural; em 2015, a mostra Um firme e vibrante NÃO, que reuniu trabalho de mais de 40 artistas, recebeu a mesma premiação na categoria mostra coletiva. E, em 2016, a Os Teóricos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus) foi a vencedora na categoria Performance.

A exposição Salta d’água: dimensões críticas da paisagem (2017), recebeu o destaque em Exposição Coletiva do XI Prêmio Açorianos e foi finalista nas categorias Jovem Curador, Memória e Curadoria.

Circulação, residência artística e seleção

A galeria também qualifica e expande suas ações com mostras itinerantes em cidades do interior. Incentiva projetos de jovens curadores convidando-os para integrar os Comitês Curatoriais, responsáveis pela seleção das exposições e atividades de cada ano.

Entre as suas mais recentes atividades está a integração de novos segmentos como o projeto de Residência Artística de abrangência nacional; a Curadoria Educativa criando novos espaços de diálogo para a comunidade escolar.

Desenvolve o Seleção Ecarta desde 2018, que a cada ano escolhe um artista com destacada produção visual contemporânea no estado e convida outros artistas para uma leitura textual crítica da obra. Fizeram parte deste elenco Mário Rönhelt (2018), Clóvis Dariano (2019) Milton Kurtz (2020) e Cláudia Sperb (2021).

Juntamente com a Universidade Federal de Pelotas, promove pelo segundo ano consecutivo, o Festival Internacional de Videodança reunindo produções de 17 países, combinando a linguagem da arte do vídeo com a expressão da dança.

Com esta multiplicidade de iniciativas, a Galeria Ecarta desenvolve mais amplamente suas atividades no campo da educação e da cultura, aumentando a frequência do público, demonstrando que a ideia lançada há 16 anos pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), instituidor e mantenedor da Fundação Ecarta, prossegue num constante desenvolvimento, merecendo o reconhecimento pela qualidade de suas propostas e de seu trabalho.

 

data
27 de outubro de 2021, 19h

local
Pinacoteca Ruben Berta em formato híbrido, com público presencial restrito aos indicados e autoridades, mas sendo transmitido ao vivo pelo YouTube neste canal.