GALERIA ECARTA

Exposições selecionadas 2022

São oito exposições para a temporada 2022, com uma diversidade de artistas, combinando trajetórias mais longas a jovens talentos, a etnografia indígena, videodança e fotografia com pluralidade de de técnicas e linguagens integrando a agenda que estreou com a mostra “Zoravia Bettiol: a artista e sua cidade – uma dupla homenagem”, integrando o projeto Seleção Ecarta e marcando os 250 nos da capital. Maria Tomaselli, Xadalu Tupâ Jekupé, Sandro Ka e Sirio Braz integram as atrações do ano.

Participação da Bienal do Mercosul, Noite dos Museus e integração ao projeto Ocupação Cultural são outras novidades. Ao completar 17 anos ininterruptos, ainda no mês de abril a Galeria abrirá um edital para a mostra que estará em cartaz no final da temporada.

Projeto âncora da Fundação Ecarta criado em 2005, a Galeria Ecarta é dedicada especialmente a arte contemporânea, desenvolvendo mostras, circuitos de debates e oficinas,  contribuindo no fomento e fortalecimento das artes visuais e na formação de público.

São sete atividades programadas para a sede da Fundação Ecarta, além do projeto Ecarta Itinerante, levando a obra do artista Sirio Braz para o Espaço Saccaro, em Caxias do Sul.

A estreia ocorreu em março,  com a mostra “Zoravia Bettiol: a artista e sua cidade – uma dupla homenagem”, integrando o projeto Seleção Ecarta no mês de aniversário da capital.
A artista Maria Tomaselli estará em cartaz entre maio e junho, integrando a programação da Noite dos Museus. Com curadoria de Nicolas Beidacki, a Galeria expõe um apanhado plural da trajetória desta pintora, desenhista e gravadora austro-brasileira de 81 anos.
Integrando ainda as comemorações dos 250 anos da capital, a Galeria trará uma seleção de 250 fotografias de Porto Alegre, com curadoria de Andrea Bracher e Walter Karwatzki.
Em setembro a arte indígena tem espaço assegurado com a seleção dos trabalhos etnográficos de Xadalu Tupã Jekupé que plasmou a ancestralidade Guarani no cenário urbano da capital. A seleção das obras é da curadora Sandra Benites e o evento participará do projeto “Portas Abertas” que inclui as galerias de arte da cidade no circuito de visitação da Bienal Mercosul.
Pelo terceiro ano consecutivo a Fundação Ecarta é realizadora do Festival Internacional de Videodança  em parceria com a Universidade Federal de Pelotas. A cada edição essa mostra de vídeo e dança transposta em linguagem digital e amplia a participação crescente de vários estados e países, num mosaico diverso da produção mundial. Durante a exibição dos trabalhos na Fundação e na plataforma do Festival, também ocorrerão debates com profissionais da área dialogando sobre o cenário contemporâneo da dança.
Roger Lerina é o curador da mostra dos trabalhos do artista visual, pesquisador e ativista social Sandro Ka que estarão em cartaz a partir de novembro.
O Projeto Ocupação Cultural, com curadoria de Fernando Knup e João Kowacs, estará em cartaz na segunda quinzena de dezembro promovendo uma ampla mostra do trabalho sociocultural com educadores e artistas que atuam junto às comunidades locais.
A temporada encerra com a exposição selecionada pelo Edital Ecarta a ser publicado em abril, mês de aniversário da Fundação e ficará em cartaz entre janeiro e fevereiro de 2023.

agenda
Zoravia Bettiol – Seleção Ecarta  26/3 a 8/5 – Curadoria André Venzon
Ecarta Itinerante – Sirio Braz – Espaço Saccaro – Caxias do Sul  – 19/4 a 21/05
Maria Tomaselli –  21/5 a 26/6 – Curadoria Nícolas Beidacki
Fotografias da Cidade – 250 fotos de POA –  09/7 a 28/8 – Curadoria Andrea Bracher e Walter Karwatski
Xadalu Tupã Jekupé – 10/09 a 23/10 – Curadoria Sandra Benites
3º Festival Internacional de Videodança  – 1 a 11/9 – Organização Rosângela FAchel e Carmem Anita Hoffmann
Sandro Ka – 5/11 a 11/12 – Curadoria Roger Lerina
Projeto Ocupação Cultural – 16 a 30/12 – Curadoria Fernando Knup e João Kowacs
Edital Ecarta – Exposição Selecionada 10/1 a 19/2

local
Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943

entrada franca

apoio
Sinpro-RS