Precisamos falar de Mercado de Arte

Uma série de oito lives abordará o tema, com a participação de convidados e mediação do coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon. Os diálogos pretendem mostrar como funciona o mercado da arte frente ao aumento do interesse por obras diversificadas num setor que movimenta cerca de R$ 208 bilhões por ano no mundo. A mediação do debate será feita pelo coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon.

 

LIVE 3 | 10 de agosto de 2021, 19h
Galerias de arte em Porto Alegre: novos espaços e ideias é o tema desta terceira edição que traz dois galeristas convidados para aprofundar a abordagem sobre mercado de arte.

Economista, mestre em Desenvolvimento Econômico, MBA em finanças, MBA em gestão de negócios e especialização em melhoria de processos, com experiência em docência e no mundo corporativo. Tem entre seus temas de estudo atuais, a economia da cultura e o mercado da arte como investimento, que passa por auxiliar o artista a organizar sua carreira para aumentar sua projeção e aculturar a sociedade com o objetivo de reconhecer a arte contemporânea como ativo que se rentabiliza ao longo do tempo.

É sócia da Galeria de Arte Contemporânea Clima, que recentemente abriu escritório em Porto Alegre, e tem um braço de produção cultural, que trará a primeira exposição do Armarinhos Teixeira à capital gaúcha.

Formado em comunicação social pela PUCRS e diversos cursos de extensão em artes visuais, como Processo Criativo em Arte Contemporânea na Central Saints Martins – Londres, Teoria Crítica em Arte no London College of Arts e Estratégias para Projetos Educativos em Arte no MoMA – NY.

Na trajetória esteve envolvido em diferentes projetos de gestão e estratégia e iniciativas no campo artístico-cultural. Desde 2017 organiza a Feira DADA, que está na 10ª edição com o intuito de visibilizar artistas locais, oferecendo ao público obras por preços acessíveis. É responsável pela gestão da Galeria .ISTA, inaugurada em outubro de 2020.


LIVE 2 | 21 de junho de 2021, 19h

Tratará do contínuo crescimento das feiras de arte no mundo, tomando como exemplo a SP-Arte, em São Paulo, e como contraponto as feiras gráficas locais, bem como as realidades econômicas do megaevento, com grandes e poderosas galerias comerciais, aos espaços do circuito alternativo para venda de obras de arte. Para esta edição, foram convidadas:

Historiadora da arte e produtora cultural. Foi curadora de exposições no Margs, MACRS, Instituto de Artes Visuais do RS, Instituto de Artes da UFRGS e Pinacotecas da Prefeitura de Porto Alegre. É integrante do coletivo Mulheres nos Acervos que investiga a equidade de gênero dentro dos acervos públicos de arte de Porto Alegre. O projeto foi vencedor do Destaque em Acervos do XIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. É sócia e produtora da feira de artes gráficas Papelera.

Curadora, ensaísta e pesquisadora de arte contemporânea. é mestra em Artes Visuais (IA-Ufrgs, 2015). Atuou como crítica de arte no Centro Cultural São Paulo (CCSP, SP), na Trienal das Artes: Frestas (SESC, SP) e em revistas como Select (BR), Terremoto (MX), E-flux (US), Contemporânea (PT) e Ateneo Cultural (ES).

É autora do livro Arte contemporânea e processos sociais, é também editora da revista Arte ConTexto (2012-), membro do conselho curatorial do MAC-RS, co-coordenadora do programa de residência Comunitária (Argentina, 2016-) e coordenadora-geral do programa de residência Casco (Brasil, 2021-). Atualmente, pesquisa as intersecções entre o campo da arte e processos comunitários, a partir de investigações práticas e teóricas voltadas à produção artística de caráter dialógico e colaborativo. Natural de Porto Alegre, reside em São Paulo.


LIVE 1 | 17 de maio de 2021, 19h

Felipe Bernardes Caldas é doutor em Artes Visuais (2018) com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV),do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a tese intitulada: Vende-se Artistas: A Dimensão Econômica da Crítica a partir da Arte Brasileira. Mestre em Artes Visuais (2013) pelo mesmo programa de pós-graduação; Bacharel em Artes Visuais (2011); e Licenciado em Educação Artística (2009) pela mesma universidade. Possui atuação como artista visual tendo realizado exposições individuais no Santander Cultural em Porto Alegre (2015), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), 2017, entre outros espaços. Tem participado de diversas exposições coletivas em variadas instituições em território nacional. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Foi professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em duas ocasiões, no ano de 2014 e entre 2018 e 2019. Desde de 2019 compõem o Comitê de Curadoria e Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS).


local
Facebook da Fundação Ecarta e Galeria Ecarta e na nesse endereço na plataforma Zoom https://bit.ly/ecarta_galerias

 

apoio
Clava Prego e Sinpro/RS