Clóvis Dariano

Seleção Seleção Ecarta apresenta mostra do artista Clóvis Dariano, indicado pela convidada do projeto a professora, pesquisadora e crítica de arte Mônica Zielinsky. São em torno de 15 trabalhos de diferentes períodos com predominância da linguagem de fotografia. As obras foram selecionadas pelo próprio artista e, a partir daí, Mônica reuniu professores, artistas e pesquisadores com diferentes níveis de experiências no campo da arte para ampliar o olhar sobre a obra do artista convidado. O grupo é formado por Alexandre Santos, Camila Schenkel, Denis Rodriguez, Eduardo Veras, Giordano Gio, Luciana Paludo, Neiva Bohns, Niura Ribeiro, Rafael Pagatini, Ricardo Ayres e Rochele Zandavalli.

O projeto tem como objetivo expandir a visão e democratizar o conhecimento sobre a produção do artista, aportando múltiplos e novos olhares para a narrativa poética de Dariano. Cada convidado para leitura das obras apresentará, ao longo da mostra, um texto reflexivo que vai ser associado ao espaço da exposição.

o artista

Nasceu em Porto Alegre/RS, 1950. Estudou pintura com Paulo Porcella de 1965 a 1967 e dois anos após se tornou técnico em propaganda. Cursou no Instituto de Artes da Ufrgs de 1970 a 1974, realizou pesquisas em arte conceitual com Julio Plaza de 1972 a 1973 e estudou gravura em metal com Iberê Camargo em 1973. Atuava também na direção e fotografia de seu próprio estúdio desde 1970. Em 1977 fundou o Nervo Óptico – publicação aberta às novas poéticas visuais, juntamente com os artistas Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Mara Álvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos. Possui obras no Museu Francês da Fotografia, Museu de Arte da Ufrgs e nas coleções de Joaquim Paiva e Gerdau. Atualmente ministra oficinas e palestras sobre fotografia e suas possibilidades artísticas, e cursos de extensão universitária de Iluminação de estúdio na fotografia publicitária. Obteve diversos prêmios na área da fotografia publicitária e em salões de arte no Brasil e exterior. Ganhou destaque nas exposições A Arte Como Questão, no Instituto Tomie Ohtake (SP), Filmes de Artista Brasil, no Espaço Oi Futuro (RJ), Re-visões, no Espaço O‐Fundação VCB, em Porto Alegre (RS), La Stette nel Mondo, projeto Toni Ferro Firenze, em Milão (Itália), Arte Anos 70, na Galeria Obra Aberta, Simbiose, projeto financiado pelo Fumproarte de Porto Alegre, Algo Noir, na Galeria Obra Aberta, todas em Porto Alegre e Fotografia Brasileira Contemporânea, no Museu Nacional de Arte de La Paz, na Bolívia (2000).

abertura
7 de maio de 2019, 19h

visitação
Até 9 de junho (de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h)

local
Galeria Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)

entrada gratuita

informações
51. 4009 2970