Entretantos

De caráter intempestivo, a mostra ENTRETANTOS faz um recorte na produção cerâmica aqui e agora. Aqui, porque incluiu artistas bandoleiros de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Santa Maria e, agora, porque antecipa de outubro para maio a sua realização. Sendo o Bando do Barro não limitado a um número fechado de participantes, mas aberto e capaz de abrigar os trabalhos de ceramistas e dos curiosos da cerâmica, todos foram convidados a mostrarem o que estavam fazendo. Entre tantos, quatorze artistas foram escolhidos para expor o que havia de mais recente e inédito em seus ateliês.

A exposição apresenta ceramistas de diversas gerações conectados no mesmo intuito: a cerâmica como objeto de investigação. A diversidade de técnicas e modalidades de apresentação encontradas nos trabalhos nos dá a certeza das pesquisas significativas que envolvem a cerâmica artística contemporânea.

curadora

Graduada em Artes Plásticas no ano 2002, ênfase em pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e em História, Teoria e Crítica de Arte em 2004, pela mesma instituição. Curadora e coordenadora da Galeria de mARTE, diretora do departamento cultural da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Atua como curadora independente, realizando exposições no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. Teve indicação ao II Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria melhor exposição coletiva, sob sua curadoria, realizada na Fundação Ecarta em setembro de 2007. Escreve textos críticos para o site www.babilonica.com, vive e trabalha em Porto Alegre, RS.

artistas

Marianita Linck, fundadora em 1982, do Curso de Cerâmica do Instituto de Artes da UFRGS, participa desta exposição e nos indica o caminho a ser seguido: o amor, a dedicação e o conhecimento generosamente compartilhado. A sua participação enriquece a mostra e contamina os participantes, talentosos trabalhadores do barro, alguns também professores que disseminam os saberes desta arte para novas gerações.

O Bando do Barro cumpre seu papel como agente agregador abraçando novas adesões a cada evento e traz para o seu convívio, desta vez, duas artistas ceramistas do mestrado da UFSM: Odete Calderan e Rejane Berger. Já Mariana Canepa, nascida no Chile e hoje moradora de Novo Hamburgo, integra mais uma exposição do Bando.

Os trabalhos escolhidos têm suas identidades constituídas através do barro e as diferentes apresentações no espaço expositivo conduzem às associações, ora para o lúdico, ora para a reflexão, mostrando as possibilidades do fazer cerâmico, balizando relações mais profundas entre o artista e a matéria. O fio condutor desta exposição não está calcado em nenhum tema, mas no barro como elo fundador e unificador de propostas distintas e instigadoras.

em cartaz
28 de junho de terça a sexta das 10h as 19h; sábado das 10h às 20h
domingos das 10h às 18h.
Entrada franca

local
Fundação Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre