Edital para exposições temporárias 2017

A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta lança seu Edital para Exposições Temporárias 2017, visando à difusão da produção artística contemporânea e de seus autores, mediante envio de propostas de acordo com este Edital.

Confira prazos, critérios de avaliação e seleção abaixo:

1 – DAS INSCRIÇÕES

1.1 – Encontram-se abertas, no período de 16 de janeiro a 03 de março de 2017, as inscrições para artistas e/ou grupos de artistas interessados em expor suas propostas na Galeria de Arte da Fundação ECARTA, em Porto Alegre.

1.2 – As propostas serão avaliadas e selecionadas pela direção da galeria ECARTA.

1.3 – Poderão inscrever-se artistas riograndenses, ou aqui estabelecidos, que já tenham realizado, preferencialmente, no mínimo, 01 (uma) exposição individual e/ou participado de 02 (duas) mostras coletivas.

1.4 – As inscrições são gratuitas e serão feitas mediante o envio de portfólio contendo documentação abaixo relacionada à secretaria da Fundação ECARTA, conforme o endereço no item 3.3; o portfólio poderá se enviado em versão digital, através de pen-drive.

1.4.1 – Proposta de exposição, sucinta e objetiva, em duas laudas – no máximo – com sugestão de expografia tendo como base a planta baixa da galeria (planta descritiva em anexo) e com especificação das obras que comporão a exposição, descrição de equipamentos necessários ou de materiais específicos no caso de instalações ou obras multimídia.

1.4.2 – Currículos artísticos, atualizados e resumidos, de todos os artistas participantes e, se houver, do responsável pela mostra (organizador ou curador), com formação, relação de exposições individuais e coletivas, documentação fotográfica de trabalhos, bem como premiações (se houver). Poderão ser anexados textos críticos ou materiais de divulgação impressos, tais como: catálogos, matérias publicadas, convites de exposições anteriores etc.

1.4.3 – Endereço, telefone e/ou e-mail para contato.

1.4.4 – Projeto detalhado para o caso de instalações.

2 – DAS PROPOSTAS

2.1 – Os artistas poderão inscrever-se em quaisquer categorias de produção artística, desde que as propostas apresentadas possam se adequar ao espaço da galeria (ver descrições no item 6 deste Edital e na planta descritiva em anexo).

2.2 – As propostas selecionadas só serão aceitas em perfeitas condições de exposição, cabendo aos proponentes a responsabilidade total sobre elas e sobre despesas referentes à remessa e devolução, bem como seguro das obras (se houver interesse).

2.3 – Não serão aceitos trabalhos que prejudiquem e/ou comprometam a integridade física do local e do público em geral.

2.4 – Havendo divergências entre o projeto aprovado e o apresentado, a direção da Galeria de Arte da Fundação ECARTA se reserva o direito de tomar as decisões cabíveis;

2.5 – As obras deverão ser entregues na sede da Fundação ECARTA, em perfeitas condições, no prazo a ser contratado antes do início da exposição e retiradas, impreterivelmente, até 02 (dois) dias úteis após o seu término;

2.6 – A Fundação ECARTA oferece, como ajuda de custo, o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) para cada exposição selecionada, que será pago mediante apresentação de nota fiscal;

2.7 – A Fundação ECARTA oferece, sem custos ao expositor, montagem, coquetel de abertura e assessoria de imprensa;

2.8 – Correrão por conta dos artistas as despesas com desmontagem da exposição e retirada das obras. Caso haja a contratação de serviços de transportadora, a mesma deverá se responsabilizar pela embalagem das obras e quaisquer documentos oficiais que porventura se façam necessários;

2.9 – A Fundação ECARTA isenta-se de qualquer responsabilidade sobre eventuais danos causados às obras durante o período de exposição das mesmas.

3 – DA SELEÇÃO

3.1 – A exposição aprovada será comunicada ao proponente por telefone e/ou email, e seu portfólio fará parte do acervo da Fundação ECARTA;

3.2 – Os portfólios cujas propostas não forem selecionadas poderão ser retirados na sede da Fundação até trinta (30) dias após a divulgação dos resultados desse Edital. Após esta data a Fundação ECARTA reserva-se o direito de dar ao material o destino que lhe aprouver;

3.3 – As propostas deverão ser entregues pessoalmente ou enviadas para:
Galeria de Arte da Fundação ECARTA
A/C Secretaria
Avenida João Pessoa, 943 – Bairro Farroupilha.
CEP 90.040-000 – Porto Alegre – RS

3.4 – Para as propostas enviadas via correio será considerada a data de postagem registrada no envelope;

4 – DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

4.1 – Serão selecionadas até duas (2) propostas de exposição com ou sem curadoria;

4.2 – Serão selecionadas propostas adequadas física e conceitualmente ao espaço expositivo;

4.3 – Serão utilizados como critérios para a seleção: profundidade conceitual da proposta, contemporaneidade do discurso, excelência formal e coerência entre proposta e currículos;

4.4 – A Fundação ECARTA não aceitará recursos após a divulgação dos resultados;

4.5 – A direção da galeria terá autonomia para sugerir alterações, condicionando a aceitação da proposta à aceitação das sugestões pelos proponentes.

5 – DOS ARTISTAS SELECIONADOS

5.1 – Caberá à Fundação ECARTA determinar o período da exposição, que será entre 30 e 45 dias, e informar aos artistas, antecipadamente, para verificar a disponibilidade dos mesmos.

6 – DO ESPAÇO DE EXPOSIÇÕES

6.1 – O espaço de exposições está dividido em duas salas independentes, com aproximadamente 20m² (vinte metros quadrados) cada uma, com paredes pintadas com tinta fosca branca e piso de madeira com sinteco;

6.2 – A Fundação ECARTA disponibilizará segurança durante todo o período da mostra;

6.3 – A Fundação ECARTA não disponibiliza molduras ou dispositivos para emoldurações; o mobiliário existente na galeria poderá ser usado na exposição, desde que previamente acordado com a direção.

6.4 – O sistema de iluminação utiliza spots direcionais em cada uma das salas.

6.5 – As galerias são utilizadas, concomitantemente às exposições, para outros eventos, tais como palestras e apresentações musicais, sendo necessário, para isso, que a mostra permita a colocação de cadeiras e a circulação de visitantes.

6.6 – A galeria fica aberta de terça-feira a sexta, das 10h às 19h, sábados das 10h às 20h e domingos das 10h às 18h.

6.7 – A galeria será entregue em condições ideais de exposição e o proponente deverá entregá-la, ao fim de sua apresentação, em iguais condições.

7 – DEMAIS CONSIDERAÇÕES:

7.1 – O envio de propostas implica a total aceitação deste Edital;

7.2 – A Fundação ECARTA e os artistas selecionados assinarão contrato de prestação de serviços artísticos não onerosos, elaborado pelo setor jurídico da Fundação, sendo necessário para tal que os artistas ou o proponente oficial tenham, preferencialmente, representação legal (firma constituída).

7.3 – Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação ECARTA.

7.4 – Mais informações poderão ser obtidas na sede da Fundação ECARTA, na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre, pelo telefone (51) 4009-2971 ou ainda pelo e-mail: galeria@ecarta.org.br.

8 – ANEXOS

8.1 – Planta da galeria.

Planta Baixa
Prancha 1 (arquivo PDF – 173Kb)

Esquema Elétrico
Prancha 2 (arquivo PDF – 110Kb)

Planta de Forro e Iluminação
Prancha 3 (arquivo PDF – 149Kb)

8.2 – Vistas do espaço de exposições.

Croquis Perspectivos
Pranchas 4 (arquivo PDF – 148Kb)
Pranchas 5 (arquivo PDF – 149Kb)
Pranchas 6 (arquivo PDF – 142Kb)
Pranchas 7 (arquivo PDF – 137Kb)

Edital para exposição temporária 2017

Mostras Selecionadas:

A delicadeza como última casa da revolta, da artista Ariane Oliveira;

No desenrolar, da artista Natalia Schul.

Foram recebidas 13 propostas.

Os critérios de seleção levaram em conta profundidade conceitual, contemporaneidade do discurso, excelência formal e coerência entre proposta e currículos.