Edital para exposições na sala do Projeto Potência – 2024

A Fundação Cultural e Assistencial ECARTA lança seu Edital para Exposições Temporárias no ano de 2024, visando a difusão da produção artística contemporânea gaúcha e de seus autores, mediante envio de propostas de acordo com este Edital.

Ampliando as possibilidades expositivas da Galeria, o Edital é uma forma de consolidar e expandir as alternativas democráticas de acesso à Fundação, assim como um meio para aproximar público, artistas e curadores que se destacam, ou iniciam seu trabalho na cena rio-grandense.

A convocatória para exposição na Sala do Projeto Potência selecionará até 05 (cinco) exposições, que estarão em conformidade com as diretrizes do presente documento.

Confira mais detalhes, prazos, critérios de avaliação e seleção abaixo:

 

1 – DAS INSCRIÇÕES

1.1 – Encontram-se abertas, no período de 09 a 23 de fevereiro de 2024, as inscrições para artistas interessados em expor suas propostas de exposições individuais na Sala do Projeto Potência, da Galeria ECARTA, em Porto Alegre.

1.2 – As propostas serão avaliadas e selecionadas pela Comissão de Seleção, composta por 3 (três) membros especialistas, com formação curricular comprovada no campo da arte, composta por dois convidados e pela coordenação da Galeria ECARTA.

1.3 – Poderão inscrever-se artistas residentes no Rio Grande do Sul, que produzam arte contemporânea e cujas propostas valorizem e fortaleçam a diversidade cultural, as novas linguagens e a transversalidade das artes.

1.4 – As inscrições são gratuitas e serão feitas mediante o envio de um único documento em formato PDF, contendo descrição do projeto expositivo, portfólio do artista, currículo resumido de artista e curador, caso esteja presente na proposta, para o e-mail: editalgaleriaecarta@gmail.com

1.4.1 – A descrição da proposta de exposição, sucinta e objetiva, deverá conter até quatro laudas – no máximo – acompanhadas de imagens dos trabalhos a serem expostos, com sugestão de expografia (opcional), tendo como base a planta baixa da referida sala (planta descritiva em anexo).

1.4.2 – O portfólio e currículos artísticos, atualizados e resumidos, do artista participante e, se houver, do responsável pela mostra (organizador ou curador) deverão conter formação, relação de exposições individuais e coletivas, documentação fotográfica de trabalhos, bem como premiações (se houver). Poderão ser inseridos, como parte final do documento, textos críticos ou materiais de divulgação digitalizados, tais como: catálogos, matérias publicadas, convites de exposições anteriores, etc.

1.4.3 – Endereço, telefone e/ou e-mail para contato devem estar inseridos na parte inicial do documento enviado.

1.4.4 – Deverá ser enviado um projeto detalhado para o caso de instalações.

1.4.5 – Equipamentos ou materiais específicos para instalações ou obras multimídia serão de responsabilidade do proponente.

 

2 – DAS PROPOSTAS

2.1 – No caso do projeto expositivo, os artistas poderão inscrever-se em quaisquer categorias de produção artística, desde que as propostas apresentadas possam se adequar ao espaço da sala (ver descrições no item 6 deste Edital e na planta descritiva em anexo).

2.2 – As propostas selecionadas só serão aceitas em perfeitas condições de exposição, cabendo aos proponentes a responsabilidade total sobre elas e sobre despesas referentes à remessa e devolução.

2.3 – Não serão aceitos trabalhos que prejudiquem e/ou comprometam a integridade física do local e do público em geral.

2.4 – Havendo divergências entre o projeto aprovado e o apresentado, a coordenação da Galeria ECARTA, juntamente com a comissão julgadora, se reserva o direito de tomar as decisões cabíveis;

2.5 – As obras, no caso do projeto expositivo, deverão ser entregues na sede da Fundação ECARTA, em perfeitas condições, no prazo a ser contratado antes do início da exposição e retiradas, impreterivelmente, até 02 (dois) dias úteis após o seu término;

2.6 – A Fundação ECARTA oferece, como ajuda de custo, o valor de R$ 1.000,00 (mil reais) para cada exposição na Sala do Projeto Potência, que será pago ao proponente mediante apresentação de nota fiscal;

2.7 – A Fundação ECARTA oferece, sem custos ao expositor, a edição de material gráfico digital para mailing de divulgação e redes sociais, material de sinalização com texto curatorial e etiquetas de obras na galeria, pintura da mesma, montagem e iluminação da exposição, assessoria de imprensa e coquetel de abertura, desmontagem da exposição com embalagem das obras em plástico bolha;

2.8 – Caso haja a contratação de serviços de transportadora por parte do proponente, o mesmo deverá se responsabilizar por quaisquer documentos fiscais que porventura se façam necessários, bem como embalagens específicas;

2.9 – A Fundação ECARTA dispõe de PPCI, serviço de vigilância 24 horas, com câmeras e alarme, além do serviço de recepção e segurança da galeria que atua de forma preventiva no cuidado às obras, durante o período de exposição das mesmas.

 

3 – DA SELEÇÃO

3.1 – As exposições que forem aprovadas serão comunicadas aos proponentes por telefone e/ou e-mail.

3.2 – As propostas deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail, via documento em formato PDF.

No assunto do e-mail, deve ser colocado:

– EDITAL ECARTA 2024 – Exposição Sala do Projeto Potência – Nome Proponente;

– No título do documento deverá constar: Nome Proponente_2024_ecarta.pdf

 

4 – DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

4.1 – Serão selecionada 05 (cinco) propostas expositivas para a Sala do Projeto Potência.

4.2 – Serão selecionadas propostas adequadas física e conceitualmente ao espaço expositivo, sendo que a Sala do Projeto Potência é dedicada a produção de jovens artistas ou artistas em início de carreira.

4.3 – Serão utilizados como critérios para a seleção: profundidade conceitual da proposta, excelência formal, qualidade e contemporaneidade da poética visual, coerência entre proposta e currículos apresentados.

4.4 – A Fundação Ecarta não aceitará recursos após a divulgação dos resultados.

 

5 – DOS ARTISTAS SELECIONADOS

5.1 – O período das exposições selecionadas para a Sala do Projeto Potência será definido, em comum acordo, entre a Fundação ECARTA e os proponentes, no período de aproximadamente 30 dias.

 

6 – DOS ESPAÇOS DE EXPOSIÇÕES

6.1 – O espaço da Sala do Projeto Potência conta com aproximadamente 10 m² (dez metros quadrados), climatizado, trilho com luminárias (led, luz amarela), com paredes pintadas de preto e piso com tacos de madeira envernizados.

6.2 – A Fundação ECARTA disponibilizará segurança durante todo o período da mostra.

6.3 – A Fundação ECARTA não disponibiliza de molduras ou dispositivos para emoldurações das obras; o mobiliário existente para exposições (dois bancos, dois cubos e duas mesas expositivas) e os equipamentos eletrônicos (uma smart TV, um projetor multimídia e um player) poderão ser utilizados pelos projetos expositivos, desde que indicados no projeto e previamente reservados à coordenação da Galeria ECARTA.

6.4 – O sistema de iluminação utiliza spots direcionais em cada uma das salas.

6.5 – A sala e a galeria ficam abertas de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados.

6.6 – A sala será entregue em condições ideais de exposição.

 

7 – DEMAIS CONSIDERAÇÕES

7.1 – O envio de propostas implica a total aceitação deste Edital;

7.2 – A Fundação ECARTA e os artistas selecionados assinarão contrato de prestação de serviços artísticos não onerosos, elaborado pelo setor jurídico da Fundação, sendo necessário para pagamento da ajuda de custo que os artistas ou o proponente oficial tenham pessoa jurídica, ou serão pagos mediante recibo de profissional autônomo, sendo descontados os impostos.

7.3 – Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação ECARTA.

7.4 – Mais informações poderão ser obtidas pelo Whatsapp (51) 98125-4411 ou ainda pelo e-mail: editalgaleriaecarta@gmail.com

 

8 – ANEXOS

8.1 – Planta baixa da Sala Projeto Potência

 

SELECIONADOS ENTRE 42 HOMOLOGADOS

Divulgados em 5 de março de 2024
Gabz
Henrique Pascual Santos
Luka Vargas
Pamela Zorn
Ursula Jahn