EDITAL PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

Galeria Ecarta e Sala Projeto Potência 2023

A Fundação Cultural e Assistencial ECARTA lança seu Edital para Exposições Temporárias no ano de 2023, visando uma dupla difusão da produção artística contemporânea gaúcha e de seus autores, mediante envio de propostas de acordo com este Edital.

Ampliando as possibilidades expositivas da Galeria, o Edital é uma forma de consolidar e expandir as alternativas democráticas de acesso à Fundação, assim como um meio para aproximar público, artistas e curadores que se destacam, ou iniciam seu trabalho na cena nacional e rio-grandense.

Dividido em duas convocatórias distintas entre si (Exposição Galeria ECARTA ou Sala Projeto Potência) o projeto solicita que o candidato indique no título do documento em formato PDF de sua inscrição para qual dessas modalidades está concorrendo.

Para a chamada de exposição na Galeria ECARTA será selecionado um(a) único(a) proponente. E, para a chamada de exposição na Sala do Projeto Potência, serão selecionadas até 06 (seis) exposições, que estarão em conformidade com as diretrizes do presente documento.

Cada proponente poderá se inscrever em apenas uma das categorias.


Confira os detalhes, prazos, critérios de avaliação e seleção abaixo
:


1 – DAS INSCRIÇÕES

1.1 – Encontram-se abertas, no período de 17 de fevereiro a 17 de março de 2023, as inscrições para artistas e/ou grupos de artistas interessados em expor suas propostas nas galerias da Fundação ECARTA, em Porto Alegre.

1.2 – As propostas, divididas em duas modalidades: Galeria ECARTA ou Sala Projeto POTÊNCIA, serão avaliadas e selecionadas pela Comissão de Seleção, composta por 3 (três) membros especialistas, com formação curricular comprovada no campo da arte, convidada pela coordenação da Galeria ECARTA.

1.3 – Poderão inscrever-se artistas residentes no Rio Grande do Sul, que produzam arte contemporânea e cujas propostas valorizem e fortaleçam a diversidade cultural, as novas linguagens e a transversalidade das artes.

1.4 – As inscrições são gratuitas e serão feitas mediante o envio de um único documento em formato PDF, contendo indicação da modalidade, descrição detalhada do projeto expositivo, portfólio do artista, currículo resumido de artista e curador, caso esteja presente na proposta, para o e-mail:
editalgaleriaecarta@gmail.com

1.4.1 – A descrição da proposta de exposição, sucinta e objetiva, deverá conter até quatro laudas – no máximo – acompanhadas de imagens dos trabalhos a serem expostos, com sugestão de expografia (opcional), tendo como base a planta baixa da galeria e da sala (plantas descritivas em anexo).

1.4.2 – O portfólio e currículos artísticos, atualizados e resumidos, de todos os artistas participantes e, se houver, do responsável pela mostra (organizador ou curador), deverão conter formação, relação de exposições individuais e coletivas, documentação fotográfica de trabalhos, bem como premiações (se houver). Poderão ser inseridos, como parte final do documento, textos críticos ou materiais de divulgação digitalizados, tais como: catálogos, matérias publicadas, convites de exposições anteriores, etc.

1.4.3 – Endereço, telefone e/ou e-mail para contato devem estar inseridos na parte inicial do documento enviado.

1.4.4 – Deverá ser enviado um projeto detalhado para o caso de instalações.1.4.5 – Equipamentos ou materiais específicos para instalações ou obras multimídia serão de responsabilidade do proponente.


2 – DAS PROPOSTAS

2.1 – No caso do projeto expositivo, os artistas poderão inscrever-se em quaisquer categorias de produção artística, desde que as propostas apresentadas possam se adequar ao espaço da galeria (ver descrições no item 6 deste Edital e na planta descritiva em anexo).

2.2 – As propostas selecionadas só serão aceitas em perfeitas condições de exposição, cabendo aos proponentes a responsabilidade total sobre elas e sobre despesas referentes à remessa e devolução.

2.3 – Não serão aceitos trabalhos que prejudiquem e/ou comprometam a integridade física do local e do público em geral.

2.4 – Havendo divergências entre o projeto aprovado e o apresentado, a coordenação da Galeria ECARTA, juntamente com a comissão julgadora, se reserva o direito de tomar as decisões cabíveis;

2.5 – As obras, no caso do projeto expositivo, deverão ser entregues na sede da Fundação ECARTA, em perfeitas condições, no prazo a ser contratado antes do início da exposição e retiradas, impreterivelmente, até 02 (dois) dias úteis após o seu término;

2.6 – A Fundação ECARTA oferece, como ajuda de custo, o valor de R$ 2.000,00 (Dois mil reais) para a exposição na Galeria ECARTA, e o valor de R$ 1.000,00 (Mil reais) para cada exposição na Sala do Projeto Potência, que será pago mediante apresentação de nota fiscal;

2.7 – A Fundação ECARTA oferece, sem custos ao expositor, a edição de material gráfico digital para mailing de divulgação e redes sociais, material de sinalização com texto curatorial e etiquetas de obras na galeria, pintura da mesma, montagem e iluminação da exposição, assessoria de imprensa e
coquetel de abertura, desmontagem da exposição com embalagem das obras em plástico bolha;

2.8 – Caso haja a contratação de serviços de transportadora por parte do proponente, o mesmo deverá se responsabilizar por quaisquer documentos fiscais que porventura se façam necessários, bem como embalagens específicas;

2.9 – A Fundação ECARTA dispõe de PPCI, serviço de vigilância 24 horas, com câmeras e alarme, além do serviço de recepção e segurança da galeria que atua de forma preventiva no cuidado às obras, durante o período de exposição das mesmas.


3 – DA SELEÇÃO

3.1 – As exposições que forem aprovadas serão comunicadas aos proponentes por telefone e/ou e-mail.

3.2 – As propostas deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail, via documento em formato PDF.
No assunto do e-mail, deve ser colocado:
– No caso da Galeria ECARTA: EDITAL ECARTA 2023 – Exposição Galeria ECARTA – Nome Proponente;
– No caso da Sala Projeto Potência: EDITAL ECARTA 2023 – Exposição Sala Projeto Potência – Nome Proponente;
– No título do documento deverá constar: Nome Proponente_2023_ecarta.pdf.


4 – DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

4.1 – Será selecionada 01 (uma) proposta de exposição para a Galeria Ecarta, com ou sem curadoria; e 06 (seis) propostas expositivas para a Sala Projeto Potência.

4.2 – Serão selecionadas propostas adequadas física e conceitualmente aos espaços expositivos, sendo que a Sala Projeto Potência é dedicada a produção de jovens artistas ou artistas em início de carreira.

4.3 – Serão utilizados como critérios para a seleção: profundidade conceitual da proposta, excelência formal, qualidade e contemporaneidade da poética visual, coerência entre proposta e currículos apresentados.

4.4 – A Fundação ECARTA não aceitará recursos após a divulgação dos resultados.


5 – DOS ARTISTAS SELECIONADOS

5.1 – O período da exposição selecionada para o espaço da Galeria Ecarta será de 18 de julho a 20 de agosto. Quanto as demais exposições selecionadas para a Sala Projeto Potência caberá à Fundação ECARTA determinar o período das exposições, que será de aproximadamente 30 dias, e
informar aos artistas, antecipadamente, para verificar a disponibilidade dos mesmos.


6 – DOS ESPAÇOS DE EXPOSIÇÕES

6.1 – O espaço de exposição da Galeria Ecarta está dividido em duas salas independentes, com aproximadamente 20 m² (vinte metros quadrados) cada uma, com paredes pintadas com tinta fosca branca e piso com tacos de madeira envernizados. Quanto ao espaço da Sala Projeto Potência conta com aproximadamente 10 m² (dez metros quadrados), com paredes pintadas de preto e piso com tacos de madeira envernizados.

6.2 – A Fundação ECARTA disponibilizará segurança durante todo o período da mostra.

6.3 – A Fundação ECARTA não disponibiliza de molduras ou dispositivos para emoldurações das obras; o mobiliário existente para exposições (dois bancos, dois cubos e duas mesas expositivas) e os equipamentos eletrônicos (uma smart TV, um projetor multimídia e um player) poderão ser utilizados pelos projetos expositivos, desde que previamente solicitados à coordenação da
Galeria Ecarta.

6.4 – O sistema de iluminação utiliza spots direcionais em cada uma das salas.

6.5 – As galerias poderão ser utilizadas, concomitantemente e sem prejuízos às exposições, para outros eventos da instituição, em dias e horários previamente acordados e divulgados.

6.6 – A galeria fica aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados.

6.7 – A galeria será entregue em condições ideais de exposição.


7 – DEMAIS CONSIDERAÇÕES

7.1 – O envio de propostas implica a total aceitação deste Edital;

7.2 – A Fundação ECARTA e os artistas selecionados assinarão contrato de prestação de serviços artísticos não onerosos, elaborado pelo setor jurídico da Fundação, sendo necessário para pagamento da ajuda de custo que os artistas ou o proponente oficial tenham pessoa jurídica, ou serão pagos mediante recibo de profissional autônomo, sendo descontados os impostos.

7.3 – Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação ECARTA.

7.4 – Mais informações poderão ser obtidas na sede da Fundação ECARTA, na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre, pelo telefone (51) 4009-2971 ou ainda pelo e-mail:
editalgaleriaecarta @gmail.com


8 – ANEXOS

8.1 – Planta da Galeria Ecarta

Planta Baixa
Prancha 1 (arquivo PDF – 173k)

Esquema Elétrico
– Prancha 2 (arquivo PDF – 110Kb)

Planta de Forro e Iluminação
– Prancha 3 (arquivo PDF – 149Kb)

8.2 – Vistas do espaço de exposições na Galeria Ecarta

Croquis Perspectivos
– Pranchas 4 (arquivo PDF – 148Kb)
– Pranchas 5 (arquivo PDF – 149Kb)
– Pranchas 6 (arquivo PDF – 142Kb)
– Pranchas 7 (arquivo PDF – 137Kb)

8.3 – Planta da Sala Projeto Potência

–  Planta baixa

 

Porto Alegre, 17 de fevereiro de 2023.