Destino: Porto Alegre

Artistas gaúchos que atualmente vivem
e produzem fora do RS

A exposição DESTINO: PORTO ALEGRE reúne trabalhos inéditos de seis jovens artistas gaúchos que hoje vivem e produzem fora do estado e também do País. A qualidade e o reconhecimento da produção desses artistas poderão ser conferidas na Ecarta, um espaço destinado especialmente aos artistas gaúchos contemporâneas. Os trabalhos em vídeo, fotografia, web arte, instalação e performance, que compõem essa mostra, reforçam questões presentes na arte produzida atualmente, discutem o espaço tradicional da galeria de arte e também a relação do público-espectador com a arte.

curador

Vive e trabalha em Porto Alegre, RS. É bacharel em fotografia pela Instituto de Artes da UFRGS e editor do site www.artewebbrasil.com.br. Exposições Coletivas (seleção): (2004) 60º Salão Paranaense em Curitiba / 9ª Bienal Nacional de Santos, (2003) IX Salão Unama de Pequenos Formatos em Belém do Pará, (2002) Premiados no II Prêmio Cultural Sergio Motta em São Paulo, (2001) I Salão de Artes de Gravataí, em Gravataí, (2000) 14º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre / II Salão de Arte Cidade de Porto Alegre.

Exposições individuais: (2004) Tique-taque, tremor das pequenas coisas, MALG, Pelotas, RS / Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, Caxias do Sul e Galeria Iberê Camargo, Porto Alegre, RS / Consciência. Unisinos, São Leopoldo, RS. (2002/2003) Projeto de Intervenção Urbana – O Que é Essencial para você? , nos campi da UFRGS, RS. (2002) Um Fotograma, Galeria Lunara, Porto Alegre. (2001) Projeto de intervenção urbana Cotidiano, nas estações do Trensurb em Porto Alegre.

Recebeu os seguintes prêmios e bolsas: (2003) Grande Prêmio Aquisição no IX Salão Unama de Pequenos Formatos. Belém, Pará. (2001) Prêmio Aquisição – I Salão de Artes Plásticas de Gravataí. RS / Prêmio Bolsa-estímulo. II Prêmio Cultural Sergio Motta. São Paulo, SP. (2000) 1º Prêmio, Aquisição – II Salão de Arte Cidade de Porto Alegre, Porto Alegre, RS / Prêmio Incentivo à Criatividade – XIV Salão de Artes da Câmara Municipal de Porto Alegre. Porto Alegre, RS / (1995) Prêmio Aquisição, Gravura no VI Salão Latino-Americano de Artes Plásticas de Santa Maria. MASM, Santa Maria, RS.

artistas

Mestrando em Artes na ECA/USP, São Paulo, sob orientação de Silvia Laurentiz, onde desenvolve projeto de pesquisa relacionado à presença do labirinto nos jogos eletrônicos. É bacharel em escultura pelo Instituto de Artes da UFRGS. Vem desenvolvendo trabalhos de web arte desde 2000, sendo que em boa parte destes trabalhos, o labirinto é uma das questões centrais. Suas obras têm sido exibidas em diversos festivais e exposições dedicadas à arte eletrônica, no país e no exterior. Também trabalha como webdesigner free lancer. Seu portfólio está disponível em www.rgbdesigndigital.com.br.

Realiza doutorado em Espaço Público, na Unicersidad Politécnica de Valência, Espanha. Realizou Mestrado em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da UFRGS e é Bacharel em Cerâmica pelo Instituto de Artes e Graduada em Ciências Biológicas, ambos da UFRGS. Foi Professora substituta do Departamento de Cerâmica do Instituto de Artes da Universidade. Em 2001 realizou exposição individual na Galeria Iberê Camargo em Porto Alegre. Participa de exposições coletivas desde 1999 e também de exibições de vídeos e trabalhos de Ações Urbanas.

Nascida em São Borja (1980), mudou-se para Porto Alegre onde começou os estudos de arte e outras atuações. Estudou entre 1998 e 2002 no Atelier Livre da Prefeitura, com Malu Rocha, e iniciou o curso de Artes Plásticas na UFRGS. em 1999. Em 2003, foi para Minas Gerais para viver a Bolsa Pampulha. Em 2004 concluiu a Faculdade de Artes Visuais na UFRGS (monografia “r/deter: ocupar-se longamente”, com a orientação de Maria Ivone dos Santos), em Porto Alegre. Foi contemplada com a Bolsa de Pesquisa para artistas visuais da Fundarpe (Pernambuco), entre jan/05 a abril/06. Participa do coletivo “Laranjas” que, desde o final de 2001, vem realizando ações artísticas públicas. Algumas das ações podem ser acessadas no endereço www.abrigolaranja.blogspot.com . Atualmente vive no Rio de Janeiro. Está cursando o mestrado com ênfase em Processos Artísticos Contemporâneos, no Instituto de Artes da UERJ.

Formada pelo Instituto de Artes da UFRGS em Porto Alegre, onde foi aluna de Carlos Pasquetti. Participou dos projetos “Remetente”, “plano B” e das exposições “BR 500” e “Apropriações”/Coleções no Santander Cultural, entre outras. Atualmente é integrante do coletivo “Laranjas”. Essas experiências a levaram a pensar o espaço público, na vida pública e nas várias possibilidades de intervenção na malha da cidade. O entendimento e a ampliação dessas questões são aprofundadas junto ao Núcleo de Subjetividade, coordenado pela professora Suely Rolnik, na PUC, em São Paulo, onde vive atualmente.

Graduou-se em composição em 2004 pela UFRGS, orientado por Antônio Carlos B. Cunha. Participou do programa de Iniciação Científica (CNPq) na mesma universidade de 2002 a 2004, orientado pela pesquisadora Dra. Any Raquel Carvalho, tendo como tema a análise musical de repertório organístico brasileiro. Teve várias de suas composições apresentadas em recitais públicos no Brasil, incluindo a XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, em 2003, no Rio de Janeiro. Duas de suas peças foram gravadas em CD no Rio Grande do Sul.

Atualmente reside na Finlândia, onde cumpre serviço civil.
Página pessoal:
http://br.geocities.com/maaaaaaaaaartin/

Bacharel em Gravura pelo Instituto de Artes da UFRGS. Pesquisa as relações entre Cinema e Artes Plásticas, trabalhando como artista, realizadora, pesquisadora e produtora em filmes, vídeos e projetos sócio-culturais. Atualmente está em fase de montagem de seu filme documentário “Cegos”. Paralelamente realiza o Mestrado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em São Paulo, onde reside.

em cartaz
Até 22 de outubro de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.
Entrada franca

local
Fundação Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre