Corpo em promoção

A multiartista Valéria Barcellos integra o Projeto Potência da Galeria Ecarta com a mostra que traz um conjunto de autorretratos do corpo da própria artista além de outros elementos expositivos que promovem um questionamento e diálogo sobre a relação da sociedade com a corporeidade de pessoas trans e negras.
O trabalho integra a pesquisa artística que vem sendo realizada há um ano e meio a partir da própria vivência incluindo a tríade: exposição/intervenção urbana/performance na perspectiva de como o corpo trans/travesti é exposto e tratado.
“A ideia do corpo de uma travesti estar sempre à mão me despertaram algumas inquietações: meu corpo é convite? Convite a quem? Convite a quê?  A que preço? É promocional? Corpo em promoção traz a dubiedade da palavra (promover, ofertar mais barato) e da presença desse corpo nos espaços”, resume a artista.
A Galeria Ecarta será o ponto de partida para uma intervenção urbana que dará continuidade a esta proposta em vários espaços públicos da cidade.

a artista
Valéria Barcellos é uma multiartista integrando suas atuações como cantora, atriz, dj, performer, artista visual e artista audiovisual. Integra o Conselho Curador do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS). Em Janeiro de 2020 foi convidada para curadoria da intervenção cultural “Entre sem (nos) Bater! – visibilidade Trans no MAC/RS”, evento que também contou com sua exposição fotográfica intitulada “Com que roupa eu NÃO devo ir?”.

curador
André Venzon

abertura
10 de agosto de 2022, 19h.

visitação
até 28 de agosto, de terça a domingo das 10h às 18h, inclusive feriados.