Campo Magnético

As obras escolhidas para esta exposição mostram um pequeno recorte da produção recente de Michel Zózimo, Romy Pocztaruk e Marina Camargo. São trabalhos (a maioria fotografia e vídeo) que, colocados lado a lado, parecem discutir, em um primeiro momento, a questão da imagem nos dias de hoje. Mas, um olhar atento logo perceberá que mais do que sobre a fotografia, Campo Magnético fala sobre uma atração inerente aos trabalhos – e talvez subjetiva para os artistas – por inventar histórias, simular situações ou narrar diferentes realidades. Trata-se de uma forma de absorver o mundo como o vemos – ou o mundo que nos narram cientificamente – e transformá-lo, pelos olhos do artista, em algo além daquilo que se vê. Campo Magnético fala sobre representação, imaginação e, por que não, fantasia. Os artistas trabalham com um universo que gira em torno das palavras: criação, invenção, simulação, simulacro, real, ficcional, artificial. Usam um vocabulário próximo, mas empregam as palavras de formas diferentes, para dizer coisas distintas. Ao mesmo tempo em que este polo os atrai, os diferentes usos que fazem do suporte fotográfico e da imagem tornam a obra de cada artista singular em sua poética e técnica.

artistas

www.michelzozimo.com

Formado em 2004, pela Universidade Federal de Santa Maria – Ufsm, vive em Porto Alegre (RS), onde trabalha como professor de Artes Visuais e desenvolve sua pesquisa em Poéticas Visuais no Doutorado na Ufrgs. Desde 2008, realiza o projeto Fluxograma, o qual versa sobre as possibilidades poéticas das disciplinas científicas, através da transposição de conteúdos didáticos ou informativos de materiais impressos da segunda metade do século XX. Em 2012, participou de residência artística no Hangar (Barcelona, Espanha), recebendo o Prêmio de Exposições do CCSP; da temporada de Projetos Paço das Artes, Rumos Itaú Cultural 2011-2013; da exposição Futuro do Pretérita (Galeria Mendes Wood). Em 2011, foi selecionado entre os 30 finalistas do Prêmio Marcantonio Vilaça 2011-2012, participando da Third Biennal Codex International Book Fair & Symposium: Borders and Collaborations / (Curadoradoria de Martha Hellion. The Codex Foundation) (São Francisco, Califórnia, EUA). Em 2010, publicou o livro Estratégias Expansivas da Arte: Publicações de Artistas e seus Espaços Moventes, recebendo o Prêmio Bolsa de Estímulo a Produção Crítica em Artes Visuais da Funarte. Em 2013, Michel participa da 9a Bienal do Mercoul | Porto Alegre.

Informe o Resumo que será mostrado quando for selecionado pelo Link

www.romypocz.com

É mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs. Trabalha com fotografia, vídeo e performance e vem realizando exposições no Brasil e no exterior. Em 2011 foi contemplada com a Bolsa Iberê Camargo para realizar uma residência no Bronx Museum em Nova Iorque, também realizou residências no Sunhoo creatives in residency (China, 2012) e no espaço Takt kunstprojektraum em Berlim (Alemanha, 2010). Foi uma das artistas selecionadas para o projeto Rumos/Itau cultural 2011-2013. Desenvolve o projeto coletivo Percursos com a artista Marina Camargo desde 2007, que teve mostra no Paço das Artes, em São Paulo, no ano de 2011. Em 2013, Romy participa da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre.

www.marinacamargo.com

Artista visual, com graduação e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs. Tem seu foco de interesse em elementos do cotidiano que trabalha através de diferentes meios/mídias (como fotografias, vídeos, desenho). Em 2012, ganhou bolsa da Fundação Iberê Camargo para residência no Gasworks, em Londres. Em 2010-2011 estudou na ADBK, em Munique (Alemanha) como artista bolsista do DAAD. Em diferentes momentos nos anos de 2007, 2009 e 2012 estudou na School of Visual Arts, em Nova York; e, em 2004, fez uma pós-graduação sobre Cultura Visual na Universidad de Barcelona (Espanha). Entre as principais exposições recentes, estão: Walking (coletiva curada por Giorgio Ronna, Paço das Artes, São Paulo); Planisfério (individual no projeto de artistas convidados na galeria Zipper, São Paulo); Mar de Tubarão (curadoria de Marcio Harum, na galeria Jaqueline Martins, São Paulo); Acirema (curadoria de Cesar Garcia, galeria Honor Fraser, Los Angeles); O Triunfo do Contemporâneo (MAC-RS, no Santander Cultural de Porto Alegre); Participou da 8ª Bienal do Mercosul (Margs, Porto Alegre).

em cartaz
inauguração: 4 de julho de 2013, às 19h

visitação: De 05 de julho de 2013 a 28 de julho 2013, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h

visita guiada com os participantes sábado, 27 de julho de 2013, às 16h

local
Galeria de Arte da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre)