Arlete Santarosa no Projeto Artista Professor/Professor Artista

Nesta exposição, interpretando O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, a artista arrisca um novo olhar sobre as ilustrações de um dos livros mais lidos e relidos mundialmente. São seis xilogravuras coloridas, onde cinco delas foram realizadas na técnica da matriz perdida e uma em preto e branco  e chiné-collé. Foram escolhidos os temas O Piloto, O Planeta, A Rosa, A Serpente, A Raposa e O Acendedor de Lampiões.

a artista

Arlete Santarosa (Bento Gonçalves/RS, 1945) trabalhou como professora em 13 escolas estaduais. Formou-se na Escola Normal Nossa Sra Medianeira, em 1963. De 1964 a 1968 foi professora primária nesta mesma cidade. Em 1970, já formada em Artes Plásticas pela UCS (Caxias do Sul), passou a residir em Porto Alegre e trabalhou como professora de artes em diversos estabelecimentos de ensino médio. Aposentou-se na Escola Estadual Florinda Tubino Sampaio, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Trabalhou ainda com Jardim de Infância, primeiras séries, com alfabetização e por último com ensino médio.

Fez licenciatura em Belas Artes e cursos regulares de gravura no CDE e Atelier Livre de Porto Alegre e Museu Lasar Segall /SP. Participa de exposições individuais, coletivas, salões e bienais de gravura desde os anos 80. Suas obras constam de vários acervos institucionais e particulares do Brasil e exterior. Tem cinco prêmios, como o 1º Prêmio em Gravura do 10º Salão Câmara Municipal de Porto Alegre (1992). Teve ainda presença marcante em atividades ligadas à cultura estadual, integrando por várias vezes a direção do Núcleo de Gravura do RS, onde criou e editou o boletim “Gravura em Notícia”. Participou da diretoria daAssociação  Chico Lisboa. Integrou o Conselho Estadual de Cultura e foi conselheira do MAC/RS. Entre suas exposições   mais recentes se destacam as individuais “XILOS” realizadas em 2018, no MARGS, em 2019, na Galeria Gerd Borheim, da Casa Municipal de Cultura de Caxias do Sul, e em 2022 no MARCO (Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul).

abertura
29 de agosto de 2023, 19h

visitação
Até 1º de outubro de 2023, de terças a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados, com entrada franca.

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre).