Projeto ARTISTA+ARTISTA

O projeto ARTISTA+ARTISTA é o novo programa de exposições da Galeria Ecarta que vai reunir a cada mês nas duas salas da Galeria Ecarta duplas de artistas que, junto às respectivas curadorias, somam suas investigações sobre técnicas, materiais e processos de produção em poéticas visuais, ampliando as conexões entre si, bem como a interlocução com o espaço expositivo e o público no contexto contemporâneo.

As artistas Neca Sparta e Dennise Iserhard inauguram o projeto com as mostras Antes, Ainda e Laminina: transmutações do tempo, respectivamente:

Laminina: transmutações do tempo, de Dennise Iserhard
A mostra propõe questões referentes ao tempo e suas nódoas, bem como aos ritos de passagens, como a finitude da vida e a necessidade de ser resiliente em relação às adversidades. Tais atribuições simbólicas são apresentadas em pinturas sobre telas, de qualidades matéricas que exploram materiais como tinta a óleo, resíduos de demolições, óxido de ferro e cimento. As obras instigam o olhar com jogos de repetições, construções e desconstruções em diversos formatos de telas.

a artista

Pintora, Graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Poéticas Visuais, Pintura, Desenho e Instalação: Processo Híbridos, Feevale, Novo Hamburgo. Realizou cursos em ateliês de vários artistas, entre os quais Edgar Koetz, Iberê Camargo, Michael Chapman, Karin Lambrecht, Carmen Vieir e Carlos Vergara. Foi indicada para o 3º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas Mídias Técnológicas; obteve Menção Honrosa em Pintura no Salão de Novo Hamburgo (1997); recebeu o Prêmio Maria Conceição Menegassi, Porto Alegre Cultural (1999).

Realizou exposições individuais: Zeitgeist, Alquimia do tempo, Margs (2018); Rituais, Porão do Paço Municipal, Porto Alegre (2008); Zonas de Rastro, ValuOria Galeria de Arte, São Paulo, SP(2003);  Zonas de Rastro, Bolsa de Arte, Porto Alegre(2002).

E exposições coletivas no Brasil, Canadá, Argentina, Uruguai e Praga: Grandes Formatos Artsoul, São Paulo,SP (2021), No Way Back, Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre (2019); Memoria Doações Macrs 2017-2018, Porto Alegre (2018);  Arte Contemporânea no Rio Grande do Sul,Czech Centres Prague, Praga, República Checa (2017); Novas Paisagens, Galeria Arte & Fato, Porto Alegre (2017); Paisagem (IN)Certa, Galeria Subte, Montevideo, Uruguai (2014); Livre, Há 50 anos, Santander Cultural, Porto Alegre (2011); CowParade, Porto Alegre (2009), entre outras.

curadoria

Doutora em História, Teoria e Crítica da Arte, pelo PPGAV/Instituto de Artes/ UFRGS. Fez estágio doutoral na Université Paris-I, Panthèon Sorbonne, com o prof. Dr. Michel Poivert; Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É professora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais e no Departamento de Artes Visuais nos cursos de Bacharelado em História da Arte, Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais/UFRGS. É membro da ABCA/AICA e do CBHA. É Vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, “Deslocamentos da Fotografia na Arte”. Realiza curadorias, tem projeto de pesquisa e publicações com ênfase nos períodos modernos e contemporâneos da arte.

texto curadorial

Neste sentido, é muito simbólico que a artista tenha trazido da biologia, que estuda a vida, a questão norteadora de suas pinturas. Lamininaé um termo da biologia, que denomina uma molécula glicoproteína com estrutura em forma de cruz, tendo, como uma de suas funções, a regeneração de novas células.

O modus operandi da artista é por adensamento de camadas pictóricas com tinta a óleo e óxido de ferro misturados com materiais emblemáticos de experiências a serem transmutadas, como resíduos de demolições – o deperecimento – e o cimento – a (re)construção para o preenchimento de realidades providas de afetos. As matérias encorpadas por texturas em tonalidades ocres se impõem como um drama ao olhar. Suas pinturas matéricas e a forma de cruz ecoam a pintura expressionista de Antoni Tàpies.


Antes, Ainda

A exposição apresenta trabalhos inéditos desenvolvidos, sobretudo, no período da pandemia de Covid 19. A artista parte de materialidades ordinárias e situações cotidianas para desenvolver uma série de obras marcadas tanto pelo trauma coletivo da pandemia como por perdas pessoais. A interação entre esses universos tão distintos, aquilo que nos é comum e aquilo que é particular, articula uma trama que põe em evidência a intrincada relação entre ambos. A passagem do tempo, o invisível dos dias, as trocas de afeto, são também o tecido de sustentação do coletivo.

Apresenta 12 trabalhos entre calendários, um livro de artista, vídeos e fotografias – obras que se conectam por uma obsessão ordenadora a dar sentido poético ao exercício diário de existir.

artista

(Santo Ângelo – RS, 1948)

Pós-graduada em Poéticas Visuais (Feevale, Novo Hamburgo, RS) e graduada em Letras (Fidene, Santo Ângelo, RS). Cursou Belas Artes na UFRJ (Rio de Janeiro, RJ). Acolhe em sua pesquisa uma reflexão sobre a passagem do tempo e a finitude do homem. Desenvolve sua produção em diferentes suportes, como pintura, objetos e performances direcionadas para fotografia e vídeo. 7Entre suas exposições individuais, destacam-se Destempo (2018 Margs, Porto Alegre), Subversões do Tempo, I Prêmio Ieavi (2011, CCMQ, Porto Alegre), Presente Ausente (2009, Galeria Iberê Camargo, SMC, Porto Alegre). Participou de diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior. Possui obras nos acervos do Margs, Mcars e Ieavi.

curadoria

(Pelotas – RS, 1975).
É pesquisadora, crítica e curadora em artes visuais. É Professora adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – DAV-UFRGS. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto ao PPGAV- UFPEL. Doutora em Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte, pela USP (2015), e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Entre os projetos de reconhecidas instituições nas quais atuou estão o Prêmio Marcantonio Vilaça CNI-SESI  2019 e 2014; Prêmio PIPA IP Capital Partners de Arte – 2019, 2017 e 2015 e Rumos Itaú Cultural, edições 2017/2018, 2011/2012 e 2008/2009; além de projetos com as instituições MAC – USP, MAC Niterói, Instituo Ling e Fundação Iberê Camargo.


abertura

16 de abril de 2024, 19 horas

visitação
12 de maio, das 10h às 18h, de terças a domingos, inclusive feriados.

entrada franca