André Venzon assume coordenação da Galeria Ecarta

O artista e curador André Venzon assumiu, no último dia 19 de março, a coordenação do projeto de artes visuais da Fundação Ecarta. Além das mostras temporárias na Galeria Ecarta, em Porto Alegre, Venzon tem como desafio a circulação de exposições ao interior do estado e a promoção de atividades de formação de público para as artes visuais. “É fundamental promover o acesso às artes”, defende Marcos Fuhr, presidente da Fundação. “Venzon tem a responsabildade de dar sequência a uma trajetória exitosa da Galeria Ecarta, fruto do dedicado trabalho dos que o antecederam nesta função”.

Também está sob a gerência de Venzon o processo de seleção de exposições temporárias para este ano. O Edital 2018 foi lançado nesta terça-feira, 20 de março, com prazo até o dia 21 de abril para a apresentação de propostas. Serão selecionadas duas mostras.

Diplomado em Desenho pelo Instituto de Artes Visuais da Ufrgs em 2005, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona/Espanha em 2011, Venzon é mestrando em Poéticas Visuais e licenciando em Artes Visuais, ambos pela Ufrgs. Tem larga experiência na condução de instituições e entidades. Foi presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (2006-2010), conselheiro de cultura e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, além de membro do Colegiado Nacional de Artes Visuais. Dirigiu o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Macrs), de 2011 a 2014.

Como artista realizou diversas exposições. Dentre elas, 18º Salão de Arte Jovem de Santos (2001); 3º Salão de Arte de Porto Alegre (2002); 3º Salão Nacional de Arte de Goiás (2003); exposição individual Boites no Margs (2006). Em abril de 2015, inaugura seu novo ateliê, aberto ao público, com a exposição O Cubo Rosa, que depois entraria em itinerância, sob o nome Mudanças em sete importantes espaços institucionais do estado do RS (Caxias do Sul, Gramado, Pelotas, Bagé, Bento Gonçalves, Passo Fundo e Santa Maria).