Ambiente Moderno

A exposição é composta por 13 trabalhos dispostos em diferentes mídias, reunindo fotografia, desenho, instalação e vídeo/GIF, produzidos entre 2019 e 2020. A pesquisa recente do artista propõe um diálogo entre práticas e visualidades tradicionais com um repertório de vivências permeadas pelo consumo da imagem digital e pela discussão sobre sexualidade e papéis de gênero.

De acordo com o curador, o escritor carioca Gabriel Bogossian, algumas das obras parecem criar um pequeno curto-circuito de técnicas, em que o artista usa manuais de bordado para realizar vídeos, ou papel e têxteis para produzir objetos que não são adequados para a produção dos mesmos. “Outro ponto da obra reflete sobre o poder pedagógico das imagens, como elas nos educam e nos ensinam certas habilidades e formas de comportamento. Nesse sentido, é uma prática artística que se debruça sobre o valor moral das imagens, que buscariam segundo essa perspectiva nos instruir, moldar o comportamento”, afirma.

Bogossian destaca ainda o quanto essa pedagogia das imagens tem ligação com os aprendizados de gênero, um assunto muito em voga nas discussões feministas e do ativismo LGBTQI+ e que aqui e ali vem aparecendo com mais força na produção artística contemporânea. “É uma reflexão, portanto, com uma carga política consistente e sutil, que se liga de uma maneira bastante original às discussões atuais no campo da arte e da cultura”, constata.

artista

Em 2020 participou de exposições em São Paulo, incluindo “Ressetar” (Museu da Diversidade Sexual), “Cálamo” (Massapê Projetos) e “Quase Fim” (Lona Galeria). Integrou as exposições internacionais “I do not ask any more delight” (Estados Unidos) e “Corpo Brasileiro” (Alemanha e Portugal). Foi selecionado para a temporada de projetos do Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto) e premiado pela revista ArtConnect pelo projeto “Trocando figurinhas”, desenvolvido em parceria com Nicole Kouts. A partir de 2015 participou de exposições coletivas e em 2016 apresentou sua primeira mostra individual, além de desenvolver o projeto de residência artística “Variações sôbre contato: vistas” na Casa13 (Córdoba/ Argentina). Estudou Produção Audiovisual (Puc-RS) e Artes Visuais (Ufrgs).

curadoria

A prática de Bogossian aborda alguns dos ecos contemporâneos da colonização, com frequência articulando diferentes campos da cultura visual, como a arte, o jornalismo e os movimentos sociais. Foi curador convidado da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades Imaginadas (São Paulo, 2019) e da Screen City Biennial 2019 – Ecologies: Lost, Found and Continued (Noruega, 2019), além de curador adjunto do Galpão VB (2016-2020). Destacam-se entre suas curadorias as exposições Minerva Cuevas – Dissidência (Galpão VB, São Paulo, 2018); Alma de Bronze (Ocupação 9 de Julho, São Paulo, 2018); Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno (Galpão VB, São Paulo, 2017); O museu inexistente n. 1 (Funarte, São Paulo, 2017), com Victor Leguy; Akram Zaatari – Amanhã vai ficar tudo bem (Galpão VB, São Paulo, 2016); e Cruzeiro do Sul (Paço das Artes, São Paulo, 2015).

inauguração
7 de janeiro de 2021, 19h

visitação
Até 31 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, seguindo todos os protocolos sanitários contra a covid-19

local
Galeria Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre – RS)

entrada franca