∆ORIST∆

A exposição destaca a produção de Andressa Cantergiani no campo da performance. Fundadora e gestora da galeria Península e da Bronze Residência, ambas em Porto Alegre, a artista tem realizado projetos individuais e em programas de residência, resultando em ações performadas tanto em espaços públicos quanto institucionais de cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Berlim e Lisboa.

Para apresentar um olhar curatorial sobre essa produção artística que se dá ao vivo diante do público, deixando posteriormente apenas registros como imagens e outros rastros, o curador Francisco Dalcol toma a noção de “aoristo” como mote conceitual.

“Trata-se de um tempo verbal remoto, existente em línguas como o grego e o sânscrito, que se refere a um passado indefinido e indeterminado. Ao emprestar o sentido de uma ação ou um acontecimento sem que se defina seu tempo de ocorrência ou duração, a expressão é mobilizada pela curadoria como estratégia de abordagem para revisitar performances que serão apresentadas na exposição por meio de fotografias, vídeos e objetos, com interesse na performatividade própria ao devir desses vestígios”, comenta o curador.

A mostra foi inaugurada na Galeria Ecarta, em Porto Alegre, em junho de 2018. A itinerância em Caxias do Sul é uma realização da Prefeitura Municipal, com o apoio da Fundação Ecarta, Petronius, Oliva Gastronomia, Cortinaria e Jeavi.

artista

Natural de Caxias do Sul/RS, Brasil. Vive e trabalha em Porto Alegre/RS, Brasil.
Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV/Ufrgs. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Graduada em Arte Dramática pela Ufrgs. Estudou Performance Art na Universidade das Artes em Berlin UDK/Alemanha. É fundadora, artista e gestora da galeria Península e da Bronze residência, em Porto Alegre/RS. Em sua produção recente, destacam-se Quaseuma Ilha, curadoria e vídeoperformance (Galeria Península, Porto Alegre/RS(2014); Aterro, performance e exposição individual (Prêmio Minc-Intercâmbio Brasil/Cultura. Galeria Guillherme Cossoul. Lisboa, 2015); Jogos de Aproximação, residência artística e exposição coletiva (Galeria Península,Porto Alegre/RS, 2015); Exposição coletiva Memórias e Identidades (Museu dos Direitos, 74Humanos, Fórum Social Mundial. Porto Alegre, 2016); Residência artística Terra Uba/MG (2016); Residência artística no Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, RJ (2016); Exposição individual Trance, Espaço Saracura, RJ (2017); PPPP-Programa Público de Performance Península, concepção e curadoria (Porto Alegre/RS, 2016 a 2018); Residência artística no Agora Collective através do Prêmio CDEA em Berlim, Alemanha (2017); Avesso,ação/instalação/exposição com o artista Maurício Ianês, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre (2018).

curadoria

Natural de Bento Gonçalves/RS, Brasil. Vive e trabalha em Porto Alegre/RS, Brasil.
Pesquisador, crítico de arte​, jornalista e curador independente. Doutorando em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento sanduíche no exterior pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Tem mestrado em Teoria, Crítica e História da Arte e é bacharel em Comunicação Social (habilitação Jornalismo). É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (Aica), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Em 2017 e 2018, integrou o Júri de Indicação do Prêmio Pipa. Em 2016, ganhou a 1ª menção honorífica no Incentive Prize for Young Critics, concedido pela Aica. Entre 2012 e 2016, foi editor e crítico de arte do jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS).

Entre suas curadorias, estão exposições como O tempo das coisas – módulos 1 e 2” (coletiva, 2018, Porão da Pinacoteca Aldo Locatelli e Pinacoteca Ruben Berta, Porto Alegre), Mudanças – Este é o nosso lugar, individual de André Venzon (2018, Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Margs, Porto Alegre | 2016, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Pelotas, com itinerância por outras cidades do interior do RS​)​, Antes Era Só o Vão, individual de Antônio Augusto Bueno (2015, Galeria Mamute, Porto Alegre), Itinerários, individual de Lenora Rosenfield (2016/2017, Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Margs, Porto Alegre), Elementos urbanos, individual de Xadalu (2016, Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, Porto Alegre, com itinerância por cidades do interior do RS), e da plataforma virtual Porto Alegre – Outros Olhares (zhora.co/portoalegreoutrosolhares).

 

abertura
12 de abril de 2019, às 19h

visitação
Até 5 de maio de 2019.

local
Galeria de Arte do Centro Municipal de Cultura Ordovás – Caxias do Sul

entrada franca