Zilah Machado, Plauto Cruz e João Pernambuco

Zilah Machado, cantora e compositora, figura do samba, mostrou suas composições e contou um pouco da sua história. Plauto Cruz, flautista, e compositor, apresentou seus clássicos e chorinhos. O show teve participação do compositor e violonista João Pernambuco.

artistas

Afilhada de Lupicinio Rodrigues, Zilah Machado, 78 anos, tem três discos gravados e mais de 200 composições próprias. Estudou música clássica por 11 anos com o maestro Roberto Eggers. Mas a carreira de soprano ligeiro esbarrou no preconceito: não se admitiam músicos negros nas orquestras e ela voltou para a seresta e o samba. No início dos anos 60, seguiu para a Argentina com a orquestra do maestro Délcio Vieira. A turnê durou três meses. Na volta, substituiu Elis Regina no programa de Maurício Sobrinho, na Gaúcha. Estourou no rádio e na noite da capital gaúcha cantando Lupi, Tom Jobim, Vinícius de Moraes no Clube dos Cozinheiros, casa de shows de Lupi e Rubens Santos, no Chão de Estrelas, no Varanda. No Rio de Janeiro, cantou com Emílio Santiago, Vando, Ivone Lara, Sargentelli e teve participações na TV Rio. Gravou três discos, Já se dança samba como antigamente (1980); Lupiciniana (1988) e, em 2000, Passageira da nave dos sonhos, com 13 composições de sua autoria. O próximo trabalho, Flamboyant, terá composições de Zilah com arranjos e direção artística de Gelson Oliveira.

Natural de São Jerônimo (RS), mora em Porto Alegre há muitos anos. É considerado um dos maiores flautistas brasileiros, tendo representado o Estado em diversas turnês pelo Brasil e exterior, especialmente em shows de chorinho e samba. Em Porto Alegre, Plauto participou de vários eventos e programas de rádio. Começou na Gaúcha, no programa “Duque de Antenas” e, posteriormente, foi para Difusora, no programa “Hora do Bico”, atuou na emissora Clube Metrópole, depois na rádio Itaí, e por último na Farroupilha. Mais tarde voltou a trabalhar para a Gaúcha e para várias outras emissoras no Brasil, incluindo televisão. Conquistou 60 troféus, destacando-se, entre eles, a Medalha Simões Lopes Neto, concedida pelo Governo do Estado; Cidadão Emérito de Porto Alegre, pela Câmara de Vereadores; e Cidadão Porto-Alegrense, pela Prefeitura de Porto Alegre. Já gravou 40 LP’s como acompanhante de grandes músicos brasileiros, entre eles, Lupicínio Rodrigues, Jessé Silva, Túlio Piva, Kleiton e Kleidir, Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Ângela Maria, Silvio Caldas. Tem quatro LP’s como solista e seis CDs gravados: Engenho & Arte, com Mário Barros; Plauto Cruz em novos tempos de seresta; e Plauto Cruz – O Mago da Flauta, em comemoração aos 70 anos do Banrisul; e Plauto Cruz – Choros e Canções, gravado com Yamandu Costa, contendo apenas canções de sua autoria. Aos 69 anos de idade, gravou seu primeiro CD como compositor e solista, contendo na obra choros, mazurca, valsa, jazz, rumba, rancheira e samba. Hoje, com 77 anos de idade, continua realizando shows.

data e horário
06 de setembro

ingresso
Entrada franca

local
Sede da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Farroupilha)